"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

Sofia Belchior, guardiã cultural de Alte, homenageada em tertúlia

No próximo dia 24 de janeiro, o Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte será o palco de uma homenagem pública a Sofia Belchior, a última intérprete viva do grupo “Velhos da Torre”.

24 Jan 2026  |  15h00

Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte
R. dos Condes d'Alte 2, 8100-012 Alte
Preço
Entrada livre

A iniciativa, organizada pelo Museu Municipal de Loulé, assinala o mês das Janeiras com um profundo reconhecimento à preservação do património sonoro da Serra algarvia.

Nascida no sítio da Torre, na freguesia de Alte, Sofia Belchior personifica a resistência da cultura popular. Como única representante atual do repertório dos "Velhos da Torre", o seu papel tem sido vital para que as modas, os cantares e a identidade deste território não se percam no tempo.

Originário do interior do concelho de Loulé, o grupo tornou-se uma referência incontornável no estudo e na divulgação da música tradicional portuguesa. A sua sonoridade crua e autêntica transporta consigo a história das gentes da serra, as suas vivências e a sua ligação à terra.

Esta homenagem pretende ser um momento de partilha de memória e celebração da vida. O evento convida a comunidade a juntar-se num gesto de gratidão a quem se dedicou a manter o cancioneiro local audível para as gerações futuras.

Como guardiã viva desta herança cultural única, a sua memória é um tesouro que importa celebrar. No mês das Janeiras, o Museu Municipal de Loulé presta-lhe uma justa homenagem.

Esta será uma tarde de homenagem, memórias e partilha de tradições trazidas pela guardiã viva desta herança cultural única. A sua memória é um tesouro que importa celebrar.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,184,136