Teatro
Um julgamento
Depois do Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen - um projeto de Christiane Jatahy e Wagner Moura.
3 Jul a 5 Jul 2026
Thomas Stockman, médico de um balneário numa pequena cidade cuja economia depende do turismo termal, descobre uma grave contaminação nas águas do local. Decide tornar pública a sua descoberta, e o confronto entre o imperativo moral e os interesses económicos leva a comunidade a declará-lo «Um Inimigo do Povo».
Passaram quase 150 anos desde que Henrik Ibsen escreveu esta peça, mas os temas que nela se abordam nunca foram tão atuais — ecologia, a complexa relação entre política e ciência, o papel da imprensa, as fake news e os discursos que oscilam entre a «liberdade de expressão» e a ameaça à democracia são hoje questões fundamentais.
Foi do desejo de levar a palco um debate público sobre estes temas que nasceu a colaboração entre Christiane Jatahy e Wagner Moura.
No entanto, O Julgamento não é uma adaptação de Um Inimigo do Povo, mas sim um texto original que transforma o teatro num tribunal. Um tribunal onde as personagens principais da peça revisitam os acontecimentos do passado para, mais uma vez, colocar a questão: Thomas Stockman é ou não um inimigo do povo? As suas ações e palavras representam ou não uma ameaça à democracia? Mas, desta vez, será o público quem julgará — e decidirá.
Ficha Técnica
O Julgamento UM JULGAMENTO – depois do Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, um projeto de Christiane Jatahy e Wagner Moura
Conceção e Direção Christiane Jatahy
Texto Christiane Jatahy, Lucas Paraizo e Wagner Moura
Com Wagner Moura, Danilo Grangheia e Julia Bernat
e no filme Marjorie Estiano, Jonas Bloch e Salvador Moura
Participação Online Tatiana Henrique
Crianças no filme Antonio Falcão, Henry Soares Paes Leme e José Moura
Cenografia, Iluminação e Colaboração Artística Thomas Walgrave
Criação de Sistema de Vídeo Julio Parente
Desenho de Som e Mixagem Pedro Vituri
Coordenação de Produção Henrique Mariano
Produção Axis Productions
Coprodução Centro Cultural de Belém (Lisboa-Portugal), Holland Festival (Amsterdão), Festival d’Avignon (França), Edinburgh International Festival (Escócia)
Apoio UCLA’s Center for the Art of Performance
Imagem (c) Caio Lírio

