Exposições
Exposição de João Paulo Feliciano
A galeria Cristina Guerra Contemporary Art acolhe a quinta exposição individual do artista João Paulo Feliciano, dez anos depois da sua última presença a solo na galeria portuguesa.
29 Jan a 21 Mar 2026
As mais de vinte obras expostas corporizam a enorme diversidade e amplitude de linguagens que caracterizam o trabalho de Feliciano. Se por um lado reconhecemos a presença de aspectos que remontam ao início da sua produção, desde logo o regresso da pintura, por outro somos confrontados com dimensões inéditas, nomeadamente o recurso à pintura figurativa.
Um traço comum a quase todas as peças é o modo como o artista parte de pré-existências — objectos encontrados, materiais industriais, imagens, ou mesmo referências ao trabalho de outros artistas — para construir obras recorrendo a combinações pouco ortodoxas de materiais, técnicas e linguagens: guache, lixívia, carvão, aguarela, acrílico, decalque, alumínio, vidro, cartão, madeira, pvc, plástico, tela, ferro, ímanes; o desenho, a colagem, a pintura, a escultura, a fotografia, a abstração e a representação.
Com esta abordagem João Paulo Feliciano reclama para a arte uma espécie de função redentora, capaz de resgatar e organizar a infinita diversidade de formas, objectos e sistemas do mundo contemporâneo. Transformando o caos em ordem, a insignificância em relevância, a fealdade em beleza.

