"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Centro de Artes de Águeda apresenta "Aniki-Bobó"

O Centro de Artes de Águeda apresenta uma seleção de filmes dedicada à cinematografia nacional. Convidamos, assim, o público a conhecer este universo cinematográfico onde a palavra dita, sussurrada ou silenciada é o português.

11 Fev 2026  |  21h00

Centro de Artes de Águeda
Rua Joaquim Valente de Almeida 30, 3750-154 Águeda
Preço
3.00€
Em 1942, Manoel de Oliveira realizou "Aniki-Bobó" - a sua primeira experiência na longa-metragem, quase uma década depois de Douro, Faina Fluvial - onde misturou realismo poético com cinema documental e que mais tarde se veio a afirmar como uma obra pioneira do neo-realismo.

Vinte anos depois, contrariando tudo o que tinha sido dito e escrito na altura da estreia, o filme fez sensação nos Encontros Internacionais do Filme para a Juventude do Festival de Cinema de Cannes.

Uma das mais memoráveis obras de Oliveira, tem por base o conto "Meninos Milionários", de João Rodrigues de Freitas (1908 -1976), e retrata as aventuras e os amores de um grupo de crianças muito pobres que deambulam entre o Porto e Gaia, com especial foco no Carlitos (Horácio Silva) e no Eduardo (António Santos), ambos apaixonados pela Teresinha (Fernanda Matos), a única rapariga do grupo.

“Aniki-Bobó” foi alvo de um restauro e, agora, com a cópia digital a 4K, prepara-se para celebrar os 83 anos desde que foi exibido pela primeira vez.

>> Bilhetes

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
120,064,441