Literatura
Diga 33, Poesia no Teatro com Susana Araújo
Com o país assolado por tempestades e depressões, a poesia impõe-se enquanto espaço de reflexão crítica e de expressão livre do pensamento.
17 Fev 2026 | 21h30
Susana Araújo (Lisboa, 1975), é ensaísta, ficcionista, poeta, professora. Em 1997 partiu para Inglaterra (primeiro para Warwickshire, depois para Sussex) onde fez Mestrado e Doutoramento e começou a leccionar, enquanto publicava, esporadicamente, poesia e contos em revistas literárias. Em 2008 regressou a Portugal para trabalhar como Investigadora no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Actualmente, é professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Publicou os livros de poesia “Dívida Soberana” (Mariposa Azual, 2012), “Discurso aos Pacientes Cirúrgicos” (não (edições), 2020) e “Os Amantes da Auto-Estrada do Sul” (não (edições), 2024), espécie de thriller poético em que a poesia e a prosa se intersectam numa mesma auto-estrada. Os seus ensaios académicos versam sobre literatura e cinema, abordando a relação entre narrativas culturais e políticas, atravessando estudos literários e debates sobre política e relações internacionais, (in)segurança e representações transnacionais do terrorismo. Conceitos como os de homeland, terrorismo, o medo e a ascensão dos populismos e nacionalismos, têm ocupado parte do seu trabalho académico e manifestam-se na sua poesia.
Se em “Dívida Soberana” Susana Araújo vinculou a poesia à emergência social de um país intervencionado, em “Discurso aos Pacientes Cirúrgicos” o corpo é o palco onde tudo acontece. Em “Os Amantes da Auto-Estrado do Sul” ampliou o campo experimental da sua poesia, adoptando uma estrutura de tipo narrativo em que a alternância entre prosa e verso surge acompanhada de um fio condutor ficcional dividido por duas histórias que se cruzam. Dia 17 de Fevereiro, às 21h30, a Sala Estúdio do Teatro da Rainha terá via verde à poesia. Entrada livre.
Para mais informações:
www.teatrodarainha.pt
262 823 302 | 966 186 871
De segunda a sexta, das 9h às 18h, e dias de espectáculo até às 20h.

