"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

"Lucidez", de Nélia Pinheiro prossegue circulação nacional em 2026

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) prossegue, na próxima semana, a circulação nacional da criação Lucidez, uma das obras mais presentes no repertório recente da companhia desde a sua estreia, em 2022. 

28 Fev 2026  |  21h30

Cine-Teatro de Benavente
Rua Luís Godinho 2, 2130-037 Benavente
Preço
Entrada livre
A digressão de 2026 integra programações de vários teatros e festivais, reforçando a presença da peça em diferentes territórios ao longo do ano.

No âmbito desta circulação, Lucidez, criação de Nélia Pinheiro, integra o Festival Mês da Dança, programado pelo Município de Benavente, com apresentação no dia 28 de fevereiro de 2026, às 21h30, no Cine-Teatro de Benavente. Entrada gratuita.

Interpretada por cinco bailarinos, a obra resulta da investigação coreográfica da criadora Nélia Pinheiro em torno da lucidez enquanto gesto coletivo e político, articulando corpo e pensamento com princípios físico-conceptuais inspirados na teoria das cordas e no universo literário de José Saramago. A criação tem sido apresentada em Portugal continental e regiões autónomas, integrando festivais e programações regulares de teatros, afirmando-se como um trabalho que cruza dança contemporânea e reflexão crítica sobre a condição humana e social.

O processo de criação combina investigação do movimento a partir da teoria das cordas — entendida como campo conceptual e físico que informa a organização do corpo no espaço, a relação entre tensão e vibração, continuidade e fragmentação — traduzindo esses princípios em linguagem coreográfica.

A obra tem igualmente assumido relevância em contextos da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, integrando, em anos anteriores, programações associadas a datas de referência, como o Dia Mundial da Dança e as comemorações do centenário de José Saramago.

Os figurinos são assinados por José António Tenente e o desenho de luz por Nuno Meira. A criação resulta de uma coprodução entre a CDCE e o Município de Évora, com o apoio da Fundação José Saramago.

A continuidade da circulação confirma a estratégia da CDCE de consolidação do seu repertório e de difusão sustentada das suas criações. Desde a sua estreia, Lucidez tem vindo a afirmar-se como uma referência no percurso da companhia, integrando programações regulares de relevo. A obra apresenta um dispositivo cénico adaptável, garantindo estabilidade técnica e artística em circulação.

Direção | Coreografia NÉLIA PINHEIRO Bailarinos FRANCISCO FREIRE, FRANCISCO MORAIS, GONÇALO ALMEIDA ANDRADE, PATRICIA MAIN, SARA GOMES Ambiente Sonoro GONÇALO ALMEIDA ANDRADE Figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE Desenho de Luz NUNO MEIRA Técnicos PEDRO BILOU, FERNANDO DIAS Direção de Produção RAFAEL LEITÃO Produção VITOR MORAIS, CDCE 2022 Apoio / Colaboração FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO, C.A.M CENTRO ARTES MARVILA
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BLUE MOON"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "Blue Moon" de Richard Linklater, que reflete sobre o fim de um ciclo - entre amor, amizade e arte.

Visitas
120,822,351