Música
José James & China Moses revisitam Marvin Gaye em Lisboa
Há discos que marcam uma época e outros mudam a história da música. Em 1976, Marvin Gaye lançou I Want You, um álbum sensual, sofisticado e revolucionário que redefiniu o R&B com uma elegância jazzística sem precedentes.
3 Jul 2026 | 21h00
50 anos depois, essa obra maior ganha nova vida em palco pela voz inconfundível de José James, acompanhado por uma convidada especial de luxo: China Moses. O espectáculo está marcado para dia 3 de julho, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.
Cantor de jazz aclamado internacionalmente, José James sempre assumiu Marvin Gaye como uma das suas maiores referências. A ligação é também pessoal: durante a criação do seu álbum No Beginning No End, colaborou com Leon Ware – o lendário produtor e co-autor de I Want You – aprofundando ainda mais a herança musical que agora celebra. Este projecto é, para James, simultaneamente tributo e sonho cumprido: uma forma de honrar o legado artístico e espiritual de Marvin Gaye, trazendo-o para o presente com respeito, frescura e identidade própria.
O espetáculo revisita I Want You na íntegra, recriando a sua atmosfera íntima e sofisticada, antes de abrir espaço a outros momentos que revelam a influência duradoura de Marvin Gaye nas gerações seguintes.
É aqui que entra China Moses. Dona de uma presença magnética e de uma voz grave, rica e intensa, China move-se com naturalidade entre jazz, soul, blues, funk e rock. Filha do jazz, profundamente ligada à tradição da música afro-americana, construiu um percurso autoral marcado pela liberdade criativa e pela afirmação identitária. No seu mais recente trabalho, It’s Okay, explora temas como pertença, amor, perda e justiça social – ecos contemporâneos de inquietações que também atravessaram a obra de Marvin Gaye.
Em palco, a química entre José James e China Moses promete transformar este concerto numa celebração vibrante daquilo que I Want You representa: desejo, vulnerabilidade, groove e transcendência. Mais do que um tributo, esta é uma viagem pela herança da soul americana e pela sua capacidade de continuar a inspirar, provocar e unir.
No dia 3 de julho, o Teatro Tivoli BBVA recebe uma noite única – uma celebração de um clássico intemporal, reinterpretado por duas das vozes mais marcantes da atualidade.
Os bilhetes já estão à venda na Ticketline e custam entre os 25€ e os 45€.

