Teatro
"Ninguém Sabe o Que Vai Ser"
A companhia de teatro Comédias do Minho apresenta "Ninguém Sabe o Que Vai Ser", uma nova criação teatral pensada para o espaço público, que ao longo do mês de junho percorre praças e largos de cinco municípios do Vale do Minho — Paredes de Coura, Valença, Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Monção.
11 Jun a 26 Jun 2026
Tudo começa quando, numa praça vazia, uma pedra sai do sítio. A partir desse gesto mínimo instala-se a suspeita de que algo está prestes a acontecer. Entre boatos, receios, opiniões contraditórias e a urgência de “fazer qualquer coisa”, o espetáculo constrói uma metáfora sobre transformação coletiva, pertença e mobilização cívica. “A praça é nossa” afirma-se, não como apenas um lema, mas como uma convocatória e um desafio à ocupação do espaço comum através da presença, da palavra e da ação.
Com co-criação e interpretação de Cheila Pereira, Luís Filipe Silva e Sara Costa, Ninguém Sabe o Que Vai Ser desenvolve uma linguagem simultaneamente popular, poética e política, convocando a praça como território de encontro, conflito e imaginação coletiva. Ao longo da peça, elementos do espaço público — pedras, estátuas, fitas de isolamento ou obras — transformam-se em sinais de uma sociedade em permanente tensão entre conservação e mudança, medo e participação, apatia e resistência. No centro permanece uma questão: quem ocupa a praça quando as pessoas deixam de se importar?
A nova criação reforça a relação de proximidade que as Comédias do Minho têm vindo a construir com os territórios e as comunidades locais, levando o teatro diretamente ao espaço público e promovendo o encontro entre artistas e espetadores.
A estreia acontece em Paredes de Coura, nos dias 11 e 12 de junho, seguindo depois para Valença (13 e 14), Melgaço (18 e 19), Vila Nova de Cerveira (20 e 21) e Monção (25 e 26). A entrada é livre, sempre às 21 horas.
Ficha artística
Co-criação e interpretação: Cheila Pereira, Luís Filipe Silva, Sara Costa
Dramaturgia: Sara Costa e Sara Barros Leitão
Composição musical: Tiago Ângelo
Direção técnica e desenho de luz: Vasco Ferreira
Operação técnica: Théo Wengleswski
Apoio à criação e produção: Tânia Almeida
Comunicação: Natália Teixeira
Produção executiva: Luís Carlos Silva
Direção de produção: Pedro Morgado
Locais e datas:
Criação: Ninguém Sabe o Que Vai Ser
Circulação: 11 a 26 de junho 2026
Horário: 21 horas
Locais:
Paredes de Coura
11/06 – Vila – Largo Visconde de Mozelos
12/06 – Cossourado - Largo de S.Bento
Valença
13/06 – Gandra, Largo da Igreja
14/06 – S. Pedro da Torre - Parque Ribeirinho
Melgaço
18/06 – Vila – Largo Hermenegildo Solheiro
19/06 – S. Paio – Junta de Freguesia
Vila Nova de Cerveira
20/06 – Vila – Terreiro
21/06 – Covas – Largo de Fontelo
Monção
25/06 – Bela – Largo da Capela de S. Bento
26/06 – Lara – Largo da Igreja

