"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Medo da AI? | Uma conversa que não pode deixar para os algoritmos

No próximo dia 10 de julho, às 12h30, o Círculo Eça de Queiroz recebe mais uma sessão do ciclo A Civilização Passa pela Mesa.

10 Jul 2026  |  12h30

Círculo Eça de Queiroz
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 4, 1200-369 Lisboa
Para esta conversa, reunimos dois especialistas que olharão para a Inteligência Artificial a partir de perspectivas complementares: Adolfo Mesquita Nunes, sobre os desafios que a IA coloca às democracias, às instituições e à regulação, e Arlindo Oliveira, sobre o potencial transformador desta tecnologia, os seus limites e as questões científicas e éticas que levanta.



 

Mais do que discutir o futuro, este será um debate sobre o presente: sobre a forma como os algoritmos já influenciam a informação que recebemos, as decisões que tomamos e o modo como vivemos e trabalhamos.

A conversa será moderada por Pedro Boucherie Mendes, garantindo um debate vivo, aberto e estimulante sobre uma das grandes questões do nosso tempo.

Reservas 
Convidamo-lo a efetuar a sua reserva para as Conversas do Cenáculo, através do email geral@circuloecadequeiroz.pt, solicitando-se o pagamento por transferência bancária (35€/pessoa), com indicação do seu nome e evento em que deseja participar:
IBAN: PT50 0033 0000 4540 1584 582 05 – Millennium BCP

A reserva fica confirmada após pagamento. Para assegurar a sua inscrição, agradecemos o envio do respetivo comprovativo para o email indicado, com identificação do evento.

Política de Reservas e Cancelamentos
As reservas devem ser efetuadas preferencialmente por email e ficam confirmadas após pagamento.
Os cancelamentos devem ser comunicados até às 13h00 da véspera do evento, caso em que será efetuado o reembolso.
Cancelamentos após esse prazo, bem como a não comparência, não darão lugar a reembolso.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
128,687,452