Música
"Há Música na Casa da Cerca" apresenta Kind of Blue - Ensemble do Hot Clube de Portugal
Esta é a 12.ª edição do programa "Há Música na Casa da Cerca", desenvolvido pela Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, em Almada, em parceria com a PontoZurca - editora e produtora discográfica.
29 Ago 2026 | 21h30
KIND OF BLUE - ENSEMBLE DO HOT CLUBE DE PORTUGAL
Sábado, 29 de agosto, 21h30
Anfiteatro do Jardim Botânico
CONCERTOS AO PÔR DO SOL
Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço
Todos os Públicos
O segundo concerto deste ciclo é protagonizado pelo Ensemble do Hot Clube de Portugal e assinala a celebração dos 100 anos do nascimento de Miles Davis.
O álbum “Kind of Blue” (1959) é unanimemente considerado como um dos mais importantes e influentes discos da história do jazz, continuando a ser um recordista de vendas até aos dias de hoje. Gravado em apenas duas sessões, em 1959, o álbum reúne um sexteto de músicos extraordinários e marcou uma nova era na evolução do jazz - em que Miles Davis abandonou a vertigem da velocidade e a complexidade harmónica do bebop e abriu a porta ao jazz modal, uma linguagem mais lírica, espaçada e com mais liberdade na exploração melódica. Reunindo cinco temas, todos da autoria de Miles Davis (dois deles em colaboração com o pianista Bill Evans), este conjunto de composições aparentemente simples são veículos perfeitos para o desenvolvimento de uma nova linguagem de improvisação.
Este será um concerto de um sexteto de jovens talentos do jazz português associados ao Hot Clube, que se têm apresentado em vários projetos recentes. O espetáculo será comentado, o grupo irá executar as peças deste disco, mas também explicar um pouco a sua importância na história do Jazz.
Em palco estarão:
Maria Fonseca - trompete
Mateus Oliveira - saxofone alto
Vasco Pereira - saxofone tenor
Rita Caravaca - piano
Juliana Mendonça - contrabaixo
Maria Carvalho - bateria

