Teatro
Um Mar sem Varandas
"Um Mar Sem Varandas" é um drama poético e absurdo sobre repressão emocional, o peso das regras, a busca pela liberdade individual e a relação com o subconsciente.
17 Out 2026 | 21h30
O espetáculo seguirá para Seia no dia 31, onde será apresentado no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, e Gouveia no dia 1 de dezembro, onde será apresentado no Teatro Cine. O espetáculo “Um Mar Sem Varandas” estreou no Teatro Municipal da Guarda nos dias 2 e 3 de outubro.
Um Mar Sem Varandas é espetáculo de cruzamento disciplinar Teatro/Dança onde por vezes a narrativa se desenrola em ordem cronológica inversa. Nele os personagens desdobram-se em consciente (atrizes) e subconsciente (bailarinas). Em “Um Mar Sem Varandas” mergulhamos na rotina de Amam, Apap e Ahlif, no emaranhado das relações entre si e de cada uma com o seu subconsciente, e na convivência que mantêm com uma misteriosa máquina cujas respostas influenciam as suas ações, pensamentos e relações.
Uma ideia original de Ana Freire da Silva e Pedro Leitão, com dramaturgia de Pedro Leitão, coreografia de Juliana Fernandes, música de Gonçalo Alegre, criação coletiva e produção da DesActo – Associação Cultural, Um Mar Sem Varandas é um drama poético e absurdo sobre repressão emocional, o peso das regras, a busca pela liberdade individual e a relação com o inconsciente/sonhos.
“Um Mar sem Varandas” é o culminar do projeto SouReal, iniciado em Dezembro de 2025, e que contou com iniciativas como oficinas de escrita criativa, movimento contemporâneo e criação visual em todas as localidades mencionadas, um ensaio aberto que decorreu no auditório do Paço da Cultura do Museu da Guarda, e uma conversa aberta que decorreu no Centro Cultural da Cidade, subordinada ao tema “O Eu e o Outro”.
O projeto SouReal, da Associação DesActo, contou com os apoios da Direção Geral das Artes (Ministério da Cultura e Desporto), das Câmaras Municipais da Guarda, Manteigas, Seia e Gouveia, da Junta de Freguesia da Guarda e da Vela, bem como da Fundação INATEL, do Museu Municipal da Guarda, da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, do Teatro Municipal da Guarda, do Centro Cultural da Guarda, da Associação Cultural e Desportiva da Vela e da CISMA (Covilhã).
As novidades da DesActo podem ser consultadas nas redes sociais Instagram (@des.acto) e Facebook (‘DesActo’). Para mais informações: desactoassociacao@gmail.com.

