Exposição comissariada por Steffen Dix, especialista alemão na obra de Fernando Pessoa, e produzida em parceria com o Centro Nacional de Cultura, patente ao público de 26 de junho a 20 de setembro, no Museu da Eletricidade.
26 Jun a 20 Set 2015
Museu da Eletricidade
Av. de Brasília, Central Tejo, 1300-598 Lisboa
De que forma podemos mergulhar no cenário complexo e fascinante que fez surgir o modernismo em Portugal?
Qual seria a melhor maneira de relatar a atmosfera tenebrosa e sombria em que uma guerra violenta começa a espalhar-se pelo mundo inteiro?
São estas perguntas que guiam a exposição “1915 – O ano do Orpheu”.
Comissariada por Steffen Dix, especialista alemão na obra de Fernando Pessoa, e produzida em parceria com o Centro Nacional de Cultura, a exposição conduz-nos pelo ano de 1915, de forma cronológica, através de registos bibliográficos, audiovisuais e sonoros.
Mas também através de um conceção sincrónica, uma espécie de cápsula no tempo dentro da qual os diferentes discursos culturais e as interações sociais da época nos levam a constatar que o ano 1915 está tão longe e tão perto de nós.
Terça a domingo, das 10h às 18h. Encerra nos dias 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio.
Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!