"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

SillySeason estreia "SUGAR"

Em 2018, o coletivo SillySeason volta a estrear no Porto. Sugar será apresentado no Teatro Helena Sá e Costa em fevereiro. No verão, desce para Lisboa, onde será apresentado na Escola de Mulheres de 28 de junho a 1 de julho. 

© Rui Palma © Rui Palma © Rui Palma © Rui Palma

2 Fev a3 Fev

Teatro Helena Sá e Costa
Rua da Alegria, 503, 4000-045 Porto

28 Jun a1 Jul

Espaço Escola de Mulheres (Clube Estefânia)
Rua Alexandre Braga, 24 A


Sugar
partiu da peça norte-americana Subitamente no Verão Passado, de Tennessee Williams, para rapidamente a abandonar num ato deliberado, e profundamente consciente, de busca de liberdade cénica e dramatúrgica.
Neste espetáculoquestionam-se os conceitos de portugalidade, de desejo e de consumo, através da construção de uma montra idílica que nos remete para a atualidade da ‘invasão’ turística. Com o público a circular entre o palco e a plateia, este será um espetáculo com um certo grau de imprevisibilidade, atualizando-se com a participação mais ou menos ativa dos espectadores.

Sinopse

Como vêem não temos nada de novo a dizer-vos.
Talvez não cheguemos sequer a ser ouvidos, o que não é mau de todo. Talvez a história nos resuma numa frase muito curta. Temos a certeza que não iremos ser lidos. Por exemplo, a esta altura do hipertexto, um dos dois únicos leitores que nos seguem, até há uma linha atrás, já nos abandonou - fez scroll ou abriu um link - e o outro, se não nos deixou ainda, deve estar prestes a fazê-lo. Basta a notificação de uma nova mensagem e é o suficiente para nos abandonar por completo. Logo agora que íamos dizer-lhe o quanto o amamos. Hey, volta aqui! Nós A-MAMOS-TE!! Nós amamos-te e queremos agradecer-te toda a proteção que nos tens dado nestes últimos cinco, quase seis, segundos de namoro.
Queríamos dizer-te que desconhecemos o nosso futuro mas não queremos parecer ingratos.
Temos tentado ser menos egoístas, todos os dias, e valorizar ao máximo as coisas mais simples. Temos tentado passar menos tempo agarrados às redes sociais, e ter uma alimentação mais equilibrada, com menos gorduras saturadas e açucares super refinados. Temos valorizado a família e os laços de amizade. Temos sido mais poupados e não gastamos em coisas supérfluas.
Tentamos gastar menos recursos e reciclar sempre que possível. Na verdade não nos importamos  nada de continuar a brincar ao teatro contigo, a aturar o teu temperamento e a tua arrogância. Sempre na esperança de um dia podermos ser mais compreensivos e escutarmo-nos um ao outro. Mas há muita coisa que nos derrota. Não sabemos se aguentamos a pressão.
Não sabemos sequer se nos amas, se conheces a nossa existência ou o optimismo com que a ti nos dirigimos. Também não nos iludimos mais. Acima de tudo gostávamos que compreendesses que já não sonhamos uma ideia de felicidade que não contemple toda a tristeza que é o mundo em que vivemos. Não sabemos nada, nunca o soubemos.

ficha artística e técnica
conceção e direção SillySeason
interpretação Ana Sampaio e Maia, Carolina Caramelo, Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva, João Cristóvão Leitão, Ricardo Remédio, Ricardo Teixeira, Rui Palma, Victor Gomes
música e sonoplastia Ricardo Remédio
vídeo João Cristóvão Leitão
cenografia, adereços e figurinos SillySeason, Inês Ariana
design de luz Carolina Caramelo
produção SillySeason
produção executiva Cátia Tomé, Ricardo Teixeira
assessoria de imprensa Tiago Mansilha
fotografia Rui Palma
apoios ACDM – Associação Cultural Desportiva de Mindelo, APCOR - Associação Portuguesa de Cortiça, Balleteatro, Cão Solteiro, MTConsulting, Pólo Cultural Gaivotas Boavista | Câmara Municipal de Lisboa, Rua das Gaivotas6, Universidade Sénior de Amarante, Visões Úteis
patrocínios Realcork, C.R. Cortiças, Iki Mobile, Viking Cortiças
residência 23 Milhas - Fábrica das Ideias
Agradecimentos Ana Fernandes – Griffehairstyle, Claúdia Gonçalves, Claúdia Pimenta, Cristina Correia, Enrique Escamilla ETCetera, Isabel Barros, João Pedro Vale, João Sousa Cardoso, Mariana Sá Nogueira, Miguel Leitão, Nuno Alexandre Ferreira, Nuno Queirós, O Espaço do Tempo,
Paula Sá Nogueira, Paula Trigo, Pia Kramer, Ruben Berenguer
coprodução/ financiamento Câmara Municipal do Porto

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
54,483,991
>