Adesão à Europa e Política Europeia

A Agenda de Lisboa no Mapa da Globalização, por Bruno Martins

Se se partir da ideia de que a Estratégia de Lisboa tem como principal objetivo fomentar uma sociedade cuja riqueza advenha sobretudo do conhecimento e da inovação, respeitando o bem-estar social dos cidadãos e o equilíbrio ambiental, a dimensão principal que resulta desta noção é a dimensão interna. Segundo esta visão a Agenda de Lisboa tem um foco predominantemente dirigido ao espaço europeu e destina-se a, no seu espaço geográfico, tentar lidar com os desafios que inelutavelmente advêm do processo de globalização. No entanto, num cenário, justamente, de globalização, as fronteiras estão por definição mais diluídas. Neste quadro, aquilo a que pode chamar-se a dimensão externa da Estratégia de Lisboa desdobra-se em duas questões principais: por um lado, tentar perceber de que forma é que os outros países lidaram com os mesmos problemas que se colocam à UE; por outro lado, perceber de que forma pode um projeto como este influenciar a ação externa lato sensu da própria União.

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Data
2007-06-25
OBS
MARTINS, Bruno - "A Agenda de Lisboa no Mapa da Globalização". II Congresso Nacional Portugal e o Futuro da Europa. Lisboa: IEEI. 2007. págs.
Dimensão do suporte
2 págs.
Idioma
Português