"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

A diáspora cabo-verdiana no espaço europeu: laços culturais, económicos e políticos

Cabo-Verde Diáspora cabo-verdiana

A diáspora cabo-verdiana ultrapassa a população de Cabo Verde (cerca de 500 000 para 434 263). Este dado mostra bem a pulsão exploratória do povo de Cabo Verde, pulsão essa potenciada, provavelmente, pela insularidade do seu território. Em termos gerais, esta diáspora encontra-se perfeitamente bem integrada nos países de acolhimento, tendo, inclusivamente, uma grande percentagem destes indivíduos dupla nacionalidade. Estes fluxos migratórios são positivos para todas as partes. Cabo Verde beneficia e muito das remessas dos emigrantes, os próprios alcançam melhores patamares de condições de vida, os países de acolhimento experienciam um acesso a uma riqueza cultural e à bonança da propensão empreendedora/empresarial que muitos deles evidenciam. Em última análise, este aproximar dos povos conduz a um aproximar dos governos e dos Estados.

Data 2004-01-01
OBS Leitão, José - "A diáspora cabo-verdiana no espaço europeu: laços culturais, económicos e políticos", Estratégia - Revista de Estudos Internacionais, IEEI, 2004 págs.
Dimensão do suporte 7 págs.
Idioma Português