Política de Cooperação

As lógicas de atuação externa em Angola e Moçambique: A Política Externa e de Cooperação Brasileira em relação à África, por Lauro Moreira

Esta comunicação pretende refletir sobre a prioridade conferida pela política externa brasileira ao progressivo fortalecimento dos vínculos do Brasil com os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, nestes incluídos Angola e Moçambique, bem como sobre a Cooperação Técnica Internacional desenvolvida pelo Brasil. Conclui-se que, no contexto de uma variedade de abordagem à cooperação que o Brasil, Angola, Moçambique e os demais países da CPLP caminham juntos, com a mesma perceção de que é necessário mudar os conceitos, as estratégias e os procedimentos. A discussão aqui exposta pretende, assim, contribuir para o aprofundamento desta visão moderna da cooperação técnica, exemplo a ser assumido pelos demais atores internacionais, tanto no plano bilateral quanto no âmbito multilateral, fundado numa parceria transparente e em projetos vinculados às reais prioridades e demandas nacionais de desenvolvimento.

Descarregar artigo
Data
2006-03-27
OBS
MOREIRA, Lauro - "As lógicas de atuação externa em Angola e Moçambique: A Política Externa e de Cooperação Brasileira em relação à África". Diplomacia, Cooperação e Negócios - O papel dos actores externos em Angola. Lisboa: IEEI. 2006. págs.
Dimensão do suporte
8 págs.
Idioma
Português