Ordem Internacional e Multilateralismo

Multilateralismo y regionalización: Más allá del trauma de Seattle (Multilateralismo e regionalização: Para além do trauma de Seattle), por Felix Peña

A questão da relação entre multilateralismo e regionalização ocupa um lugar proeminente tanto no pensamento como na prática do comércio internacional e das relações económicas, especialmente em seguimento dos resultados do Uruguay Round e da criação da OMC; do NAFTA; à expansão da UE; da Conferência Ministerial de Seattle; ao progresso das negociações dos acordos de comércio livre Norte-Sul e à multiplicação dos acordos de comércio livre e de integração entre países em desenvolvimento. Como consequência de tudo isto, tem havido um crescimento significativo na literatura sobre a questão. É neste contexto que o presente texto se debruça, tendo em conta as principais conclusões que podem ser retiradas da literatura até à data sobre as relações entre multilateralismo e regionalismo, sobre as negociações iniciadas para a materialização do projetada associação inter-regional entre o Mercosul e a União Europeia.

Descarregar artigo
Data
2000-01-01
OBS
PEÑA, Felix - Multilateralismo y regionalización: Más allá del trauma de Seattle. A União Europeia, o Mercosul e os seus parceiros regionais. Lisboa: IEEI (2000), 12-15. págs.
Dimensão do suporte
5 págs.
Idioma
Espanhol