Política Mediterrânea

The Conflict Prevention Component of the EMP: Southern Security Perceptions (A componente de prevenção de conflitos do PEM) por Mohamed Salman Tayie

O capítulo 2 do relatório “Propriedade e Copropriedade na Prevenção de Conflitos na estrutura da Parceria Euro-Mediterrânica”, escrito por Mohamed Salman Tayie, lida com as percepções do sul mediterrânico, segundo as quais a prevenção de conflitos perseguida pelo norte é frequentemente vista como intrusiva e servindo aos interesses do norte. São analisados desafios para o desenvolvimento de políticas comuns de prevenção de conflitos, a forma como a segurança é conceitualizada, como a interconexão e a sobreposição das políticas interna e internacional e a falta de uma definição comum de segurança e assimetria nas capacidades militares, etc. As diferenças nas perceções de ameaças e nas origens dos problemas são fatores importantes, mas também o são as diferenças fundamentais entre o Norte e o Sul sobre quais entidades são mais relevantes para a cooperação.

Descarregar artigo
Data
2006-10-01
OBS
TAYIE, Mohamed Salman - The Conflict Prevention Component of the EMP: Southern Security Perceptions: Ownership and Co-Ownership in Conflict Prevention in the Framework of the Euro-Mediterranean Partnership. EuroMeSCo Paper 54. Lisboa: IEEI/EuroMeSCo, 2006, pp.11-16 págs.
Dimensão do suporte
6 págs.
Idioma
Inglês