"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Moinho de Maré do Cais das Faluas

Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Montijo
Descrição


Constituído por seis rodízios, o moinho faz parte de um conjunto de cinco, construídos a partir da época dos Descobrimentos. O primeiro documento que lhe faz referência data de 1645 e as Armas de Santiago presentes no moinho testemunham que pertenceu àquela Ordem Militar. 


Construção do século XVIII, com posteriores remodelações. Deixou de funcionar na segunda metade do século XX (1962), tendo sido restaurado pela Autarquia no ano 2006 com vista a torná-lo num espaço museológico, assumindo a preservação deste ícone da História Local que sintetiza uma relação intensa, de vários séculos, entre a atividade agrícola e o rio.

É ao fluxo e refluxo das águas do Tejo que o moinho vai buscar a sua fonte de energia. Associados a este recurso natural, existem, como é visível no moinho do Cais, o edifício e a caldeira; no primeiro estão localizados os engenhos, na segunda é armazenada a água necessária para ativar o mecanismo de moagem. Novas tecnologias vieram substituir progressivamente o processo tradicional de transformação dos cereais, tendo originado o gradual abandono do moinho.

Modo de funcionamento

Horário de Inverno (outubro a abril)

Sábado e Domingo das 14h30 às 18h00
Encerra aos feriados.

Horário de Verão (maio a setembro)
Sábado e Domingo: das 15h30 às 19h00
Encerra aos feriados.

Visitas guiadas mediante marcação prévia.

Morada
Frente Ribeirinha
2870 Montijo
Telefone
(+351) 21 232 78 67
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
28/03/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,591,505