"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu do Oriente

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Descrição


Inaugurado em 2008, o Museu do Oriente conta a história da relação entre os portugueses e os povos da Ásia, pondo em relevo a diversidade cultural deste vasto território. Entre tesouros arqueológicos, etnográficos e artísticos, estão expostas 1800 peças, de duas colecções.

Presença Portuguesa na Ásia oferece uma viagem por cinco séculos de diálogo e partilhas entre Ocidente e Oriente, num espólio que vai de 3000 a.C. a meados do século XX. Com núcleos dedicados à India, Ceilão, China, Japão, Coreia e Timor-Leste, integra peças de mobiliário, marfins, têxteis, arte sacra, porcelana, pintura e escultura.

A colecção Kwok On, por seu turno, é dedicada às artes performativas asiáticas, suas tradições, cultos populares e narrativas fundadoras. Entre máscaras, trajes, gravuras e objectos rituais, bem como milhares de registos visuais e escritos, as suas mais de 15000 peças são apresentadas em mostras temáticas de longa duração, sendo A Ópera Chinesa a mais recente.

Ao longo de todo o ano, o Museu do Oriente organiza uma programação complementar de exposições temporárias, espectáculos, cursos, conferências, oficinas educativas e visitas orientadas. Situado em Alcântara, à beira Tejo o Museu ocupa um impressionante edifício de meados do século XX, antigo armazém de bacalhau e fruta convertido em espaço cultural num projecto premiado do arquitecto João Carrilho da Graça.

 


 

PEÇAS EM DESTAQUE:

PERSONAGEM MOGOL
Representa uma personagem mogol de alta estirpe, já que o tipo de trajo desenhado era usado na corte ainda que apresentando características adequadas ao estatuto de cada um.

ORATÓRIO NAMBAN
Construído em madeira com aplicações de laca (urushi) e incrustações de madrepérola (raden); numa estrutura muito simples, apresenta duas portas de batentes que protegem a imagem central.

TRAVESSA
Travessa oval, oblonga, com aba côncava e oblíqua, moldada e bordo recortado e ondulado. Na base, apresenta quatro pontos de suporte usados na cozedura da peça.

ESCRITÓRIO MOGOL
Escritório de pousar em teca faixeado a sissó. O batente articula-se com a caixa através de dois gonzos. Interior com cinco gavetas simulando sete, dispostas em torno de gaveta central mais alta.

 

Modo de funcionamento


HORÁRIO DO MUSEU:


Exposições
10:00 - 18:00
O acesso às exposições só é permitido até 30 minutos antes do encerramento.
10:00 - 20:00 (Sexta-feira)

Entrada gratuita - Sexta-feira 18:00-20:00
Encerrado: segunda-feira, 1 de Janeiro e 25 de Dezembro

CONTACTOS:

Museu do Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-362 Lisboa
Tel: +351 213 585 200
E-mail: info@foriente.pt

Serviço Educativo
Tel: +351 213 585 299
E-mail: servico.educativo@foriente.pt

Espectáculos
Informações e reservas:
Tel: +351 213 585 244
E-mail: bilheteira@foriente.pt

Centro de Reuniões
Tel: +351 213 585 294
E-mail: centro.reunioes@foriente.pt

Centro de Documentação
Tel: +351 213 585 218
E-mail: centro.documentacao@foriente.pt

Morada
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-362
Lisboa
Telefone
+351 213 585 200
Fonte de informação
Fundação Oriente
Data de atualização
07/02/2021
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Visitas
93,133,796