"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu do Oriente

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Descrição


Inaugurado em 2008, o Museu do Oriente conta a história da relação entre os portugueses e os povos da Ásia, pondo em relevo a diversidade cultural deste vasto território. Entre tesouros arqueológicos, etnográficos e artísticos, estão expostas 1800 peças, de duas colecções.

Presença Portuguesa na Ásia oferece uma viagem por cinco séculos de diálogo e partilhas entre Ocidente e Oriente, num espólio que vai de 3000 a.C. a meados do século XX. Com núcleos dedicados à India, Ceilão, China, Japão, Coreia e Timor-Leste, integra peças de mobiliário, marfins, têxteis, arte sacra, porcelana, pintura e escultura.

A colecção Kwok On, por seu turno, é dedicada às artes performativas asiáticas, suas tradições, cultos populares e narrativas fundadoras. Entre máscaras, trajes, gravuras e objectos rituais, bem como milhares de registos visuais e escritos, as suas mais de 15000 peças são apresentadas em mostras temáticas de longa duração, sendo A Ópera Chinesa a mais recente.

Ao longo de todo o ano, o Museu do Oriente organiza uma programação complementar de exposições temporárias, espectáculos, cursos, conferências, oficinas educativas e visitas orientadas. Situado em Alcântara, à beira Tejo o Museu ocupa um impressionante edifício de meados do século XX, antigo armazém de bacalhau e fruta convertido em espaço cultural num projecto premiado do arquitecto João Carrilho da Graça.

 


 

PEÇAS EM DESTAQUE:

PERSONAGEM MOGOL
Representa uma personagem mogol de alta estirpe, já que o tipo de trajo desenhado era usado na corte ainda que apresentando características adequadas ao estatuto de cada um.

ORATÓRIO NAMBAN
Construído em madeira com aplicações de laca (urushi) e incrustações de madrepérola (raden); numa estrutura muito simples, apresenta duas portas de batentes que protegem a imagem central.

TRAVESSA
Travessa oval, oblonga, com aba côncava e oblíqua, moldada e bordo recortado e ondulado. Na base, apresenta quatro pontos de suporte usados na cozedura da peça.

ESCRITÓRIO MOGOL
Escritório de pousar em teca faixeado a sissó. O batente articula-se com a caixa através de dois gonzos. Interior com cinco gavetas simulando sete, dispostas em torno de gaveta central mais alta.

 

Modo de funcionamento


HORÁRIO DO MUSEU:


Exposições
10:00 - 18:00
O acesso às exposições só é permitido até 30 minutos antes do encerramento.
10:00 - 20:00 (Sexta-feira)

Entrada gratuita - Sexta-feira 18:00-20:00
Encerrado: segunda-feira, 1 de Janeiro e 25 de Dezembro

CONTACTOS:

Museu do Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-362 Lisboa
Tel: +351 213 585 200
E-mail: info@foriente.pt

Serviço Educativo
Tel: +351 213 585 299
E-mail: servico.educativo@foriente.pt

Espectáculos
Informações e reservas:
Tel: +351 213 585 244
E-mail: bilheteira@foriente.pt

Centro de Reuniões
Tel: +351 213 585 294
E-mail: centro.reunioes@foriente.pt

Centro de Documentação
Tel: +351 213 585 218
E-mail: centro.documentacao@foriente.pt

Morada
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-362
Lisboa
Telefone
+351 213 585 200
Fonte de informação
Fundação Oriente
Data de atualização
07/02/2021
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,922,359