"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ruy Luís Gomes

Tipo de Património
Biografia

Nasceu no Porto em 5 de Dezembro de 1905 e faleceu em 27 de Outubro de 1984. Fez o doutoramento em Ciências Matemáticas na Universidade de Coimbra e foi professor na Universidade do Porto em 1929, tendo sido afastado do ensino, em 1947, devido às suas convicções políticas. Por esse motivo, ausenta-se do país, e em 1962, lecciona na Universidade Federal de Pernambuco (Brasil).
No ano seguinte, é regente do curso de Análise Superior, e em 1966, passa a reger o curso de Tópicos de Análise para o bacharelato em Matemática. Ensina também na Argentina, a partir de 1967, na Universidade de Rosário. Regressa a Portugal, após a revolução de 25 de Abril de 1974, tendo sido reintegrado como professor catedrático da Faculdade de Ciências do Porto.
É nomeado reitor desta Universidade, e após ser aposentado por limite de idade, é-lhe atribuído o cargo de reitor vitalício.
Entretanto foi eleito para membro do Conselho de Estado. Ruy Luís Gomes, participou em variadíssimos eventos de carácter científico, nomeadamente, congressos, colóquios, conferências, sendo de destacar:
Colóquio Brasileiro de Matemática, (1959 e 1965); Congresso Internacional de Matemática (1968). Entre a sua vasta publicação de estudos científicos, contam-se entre outros: Integral de Riemann, (1949); A Função de Dirac. Sua Interpretação Matemática, obra em três volumes, (1950-1951); Sobre a Relação entre Integral de Riemann e Integral de Lebesgue, (1953).
Publicou ainda diversos artigos científicos em revistas da especialidade, por exemplo: «Cinemática de Um Corpo Rígido em Relatividade», (1956); «Funções Duplamente Periódicas - Funções Elípticas», (1963); «Une Nouvelle Démonstration d’Une Généralization du Théorème de Representation de Riess», em colaboração com Fernando Cardoso, (1965); «Démonstration d’Une Proprieté Fondamentale de la Mesure de Radon sur Complement Regulier sans l’Intervention du Compactifie», (1967).
Além de ter sido colaborador e director de edições científicas, contribuiu para a fundação de várias instituições, entre outras: Observatório Astronómico da Universidade do Porto; Centro de Estudos Matemáticos do Porto; Junta de Investigação Matemática; Sociedade Portuguesa de Matemática; Instituto Abel salazar de Ciências Biomédicas.

Prémios
Foi galardoado em 1981, com a Medalha de Serviços Científicos Prestados ao Nordeste, do Brasil.
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Bibliografia
 
Portugal 45-95, nas Artes, nas Letras e nas Ideias, Vários autores: Guilherme d’Oliveira Martins, João Bénard da Costa, João Paes, Fernando Pinto do Amaral, Rui Mário Gonçalves, Jorge Listopad, António Laginha, Mário Ruivo, Fernando Dias Agudo, Maria Eduarda Gonçalves, Joaquim Vieira, Maria Beatriz Rocha-Trindade, Helena Vaz da Silva, Centro Nacional de Cultura - 1998
 

 

Data de atualização
04/03/2015
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,420,684