"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Visitação (Matriz de Ourém e Antiga Colegiada)

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém

Localização
N 39º 38' 35,94'' ,W 8º 35' 30,1''
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVI)
Tipologia original
Arquitetura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Arquitetónico
Áreas Artísticas
Arquitetura Religiosa
Uso atual
Local de Culto
Descrição
Foi em 1445 que o arcebispo de Lisboa concedeu a D. Afonso, 4º Conde de Ourém, mais tarde marquês de Valença, a autorização para transformar a igreja matriz em colegiada, reunindo as quatro igrejas paroquiais de Ourém. Mais tarde, em 1453, foi edificada a Colegiada de Santa Maria da Misericórdias.
D. Afonso, MArquês de Valença, faleceu em 1460, tendo os seus restos mortais sido transladados da Igreja de Santa Maria de Tomar para este local, na Cripta, anexa à igreja, em 1487. A igreja foi reconstruida entre 1758 e 1770, na sequência da destruição causada pelo terramoto de 1755. Do templo primitivo apenas se salvou a parte posterior da abside e a cripta. O atual edifício foi reconstruído por iniciativa de D. José I já influencia do estilo pombalino.Em 1834 deu-se a extinção da colegiada.
Também designada como a Capela do Marquês, a Igreja de Nossa Senhora da Visitação, ou Matriz de Ourém contém a Cripta e túmulo do Conde D. Afonso, Marquês de Valença, classificados como Imóvel de Interesse Público desde 1949.
Núcleos mais importantes
Cripta e túmulo do marquês de Valença
Estado de Conservação
Bom
Património em perigo
Não
Morada
Praça da República
2490-478
Ourém
Telefone
249 542 798
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Data de atualização
01/06/2021
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,189,735