"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

Artur de Oliveira Santos

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Nascido em 22 de janeiro de 1884 na freguesia de N.ª Sr.ª da Piedade, Artur de Oliveira Santos casou com Idalina de Oliveira Santos.

Político, jornalista e escritor, foi fundador do Centro Republicano Democrático e criou a Comissão Municipal do Partido Republicano Português em 1907, tendo também sido de Presidente da Câmara de Vila Nova de Ourém em 1911.

Foi Administrador do concelho em 1915, 1917, 1919 e 1922. Em 1924 foi Delegado do Governo. Foi um dos principais intervenientes como responsável no poder local das questões ligadas aos milagres de Fátima em 1917, nomeadamente na sua ligação à detenção dos 3 pastorinhos na sua casa que alberga actualmente o Museu Municipal de Ourém

Como jornalista foi fundador dos jornais Voz de Ourém e Povo de Ourém e colaborardor do O Mundo, A Vanguarda, O País, O Século, A República, O Povo, O Rebate, A Capital, O Diário, A Razão e A Voz da Justiça.

Foi para Espanha exilado em 1930 onde permaneceu até 1939.
Faleceu a 27 de junho de 1955.

Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Data de atualização
30/06/2016
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,292,996