"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu Nacional Ferroviário

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Entroncamento

Material Circulante [Museu Nacional Ferroviário] Equipamento de Oficina [Museu Nacional Ferroviário] Equipamento de Restauração [Museu Nacional Ferroviário] Equipamento Têxtil [Museu Nacional Ferroviário] Carruagem Posto Médico [Museu Nacional Ferroviário] Equipamentos de Comunicação, Informação e Sinalização [Museu Nacional Ferroviário] Equipamentos de Estação e Escritório [Museu Nacional Ferroviário] Horários, Tarifários e Bilhética [Museu Nacional Ferroviário] Equipamentos de Via e Cantenaria [Museu Nacional Ferroviário] Proteção e Segurança [Museu Nacional Ferroviário] Espólio Documental [Museu Nacional Ferroviário]
Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado(FMNF)
Descrição


O Museu Nacional Ferroviário é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, que se abre a todos como um território de reflexão e experimentação de relações entre o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal.

Este é um Museu de abrangência internacional, que ao contar a história do caminho de ferro em Portugal remete-nos para uma perspetiva singular da história da Europa e do Mundo. Técnica, arte e ciência cruzam-se com as narrativas das Sociedades, dos Grupos e dos Indivíduos. O caminho de ferro desbravou novos territórios, criou cidades, ligou comunidades mais ou menos longínquas, criou e sustentou novas ofertas e necessidades, mudou a forma de ver o mundo.


Coleções e Património Imóvel FMNF

Coleções

A complexidade de um museu com as características do Museu Nacional Ferroviário advém-lhe da enorme diversidade patrimonial, da quantidade e qualidade do acervo e da dimensão nacional de feição polinucleada. Esta complexidade, todavia, singulariza a instituição no panorama museológico nacional e deve ser entendida como um vetor estratégico a desenvolver no âmbito da sua programação e atividade.

O acervo museológico da FMNF é constituído por cerca de 36000 objetos, muitos com peso e volumetria consideráveis, os quais se inserem nas seguintes categorias: Material Circulante; Equipamentos de Via e Catenária; Equipamento de Oficina; Equipamentos de Comunicação, Informação e Sinalização; Equipamentos de Estação, Escritório, Tarifários e Bilhética; Proteção e Segurança; Equipamentos de Restauração; Equipamento Têxtil; Equipamento de Saúde e Espólio Documental.  

Património Imóvel

O acervo da FMNF inclui igualmente um conjunto patrimonial edificado digno de nota. Com efeito, subsistem no Complexo Ferroviário do Entroncamento diversos edifícios históricos ligados ao universo ferroviário.

Visite aqui a coleção online. 

Núcleos Museológicos

Arco de Baúlhe
Museu das Terras de Basto
Rua da Estação, Arco de Baúlhe, 4860-068 Cabeceiras de Basto

Bragança
Avenida João da Cruz, 5300 Bragança
Estação Rodoviária de Bragança

Chaves
Largo da Estação, 5400-231 Chaves
Junto à antiga estação de caminhos de ferro e ao Centro Cultural de Chaves
Autocarros, Autoviação do Tâmega

Lagos (temporariamente encerrado)
Largo da Estação, 8600 Lagos
Junto à estação de caminhos de ferro de Lagos, Linha do Algarve (nas traseiras da Marina de Lagos)

Lousado
Largo da Estação, 4760-018 Lousado
Estação de caminhos de ferro de Lousado, Ramal de Braga

Macinhata do Vouga
Largo da Estação, 3750 Águeda
Estação de caminhos de ferro de Macinhata do Vouga, Águeda, Linha do Vouga.

Valença (temporariamente encerrado)
Largo da Estação, 4930-692 Valença
Estação de caminhos de ferro de Valença do Minho, Linha do Minho 

Modo de funcionamento

Horários
De terça a domingo das 10h00 às 18h00
Encerrado à segunda-feira,  1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro
Clique aqui para download do mapa do complexo.
GPS 39.464288,-8.474394
Marcações de visitas: Serviço ao cliente | T. +351 249 130 382 | servicoaocliente@fmnf.pt

Morada
Rua Eng.º Ferreira de Mesquita, Estrada Nacional n.º 3
2334-152 Entroncamento
Telefone
(+351) 249 130 382
E-mail
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Data de atualização
16/03/2020
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,190,544