"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Núcleo Museológico do Mar

País: Portugal
Distrito: Coimbra
Concelho: Figueira da Foz

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Figueira da Foz
Descrição


O Núcleo Museológico do Mar foi inaugurado a 29 de maio de 2003, pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. 

Esta unidade museológica nasceu da necessidade - há muito sentida - de recuperar e divulgar algumas das principais memórias históricas e práticas piscatórias mais identificativas das comunidades da orla costeira do concelho da Figueira da Foz.
Um mar de razões convida o visitante à descoberta e à interpretação múltipla das afinidades do Homem com a realidade marítima, ao testemunho da corajosa e árdua gesta que constituiu a pesca do bacalhau e outras atividades, recursos naturais e tradições sócio culturais.
O encontro com as memórias concretizou-se através da recolha local e exposição de importantes registos documentais (escritos, fotográficos e audiovisuais) e orais, de apetrechos e marcos etnológicos, reveladores de lembranças privadas e coletivas, da identidade das diferentes comunidades e suas tradições.

O Núcleo Museológico do Mar, tem a funcionar, no seu rés-do-chão, desde 1 julho de 2013, o Pólo de Buarcos da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás. 
Especializado na temática do mar, este polo, reúne e disponibiliza para consulta espólio da biblioteca municipal, nomeadamente infantil e de história do mar, bem  como o  espólio bibliográfico doado por António Ribeiro Azul.
Desde o dia 18 de julho de 2015 que o Núcleo Museológico do Mar dispõe de um novo espaço, o espaço “Querer Saber”, o qual resulta da doação do espólio pessoal de Francisco Lacerda e Manuela Andrade Pinto, corolário de uma vida profissional comum dedicada ao ensino.



>> Roteiro de Visita [PT/ENG] 
 

Modo de funcionamento

HORÁRIO 
Segunda a sexta: 09h00 | 13h00 e das 14h00 | 17h00
Sábados, domingos e feriados: encerrado

 

ENTRADA
Gratuita

COORDENADAS 
40°9'55,0357"N
8°52'35,3748"W

VISITAS GUIADAS A GRUPOS: 

Sujeitas a marcação prévia: nucleo.mar@cm-figfoz.pt | museu@cm-figfoz.pt 
 

Morada
Rua Governador Soares Nogueira, n.º 32 - Buarcos
3080-296 Figueira da Foz
Telefone
(+351) 233 413 490
Fonte de informação
Município de Figueira da Foz
Data de atualização
27/12/2016
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,183,584