"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Portugal no Mundo

Igreja do Bom Jesus (Goa)

País: Índia

Igreja do Bom Jesus (foto Helena Serra 2014) Fachada da Igreja do Bom Jesus (foto Helena Serra 2014) Altar da Igreja do Bom Jesus (foto Helena Serra 2014) Túmulo de São Francisco Xavier na Igreja do Bom Jesus (foto Helena Serra 2014) Sacristia da Igreja do Bom Jesus (foto Helena Serra 2014) Sacristia da Igreja do Bom Jesus (foto Helena Serra 2014)
Tipo de Património
Portugal no Mundo
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitetura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Descrição
Construída entre 1585 e 1589, a sua monumental fachada de três andares, marcados por cornijas, é coroada, ao centro, com o emblema da Companhia. O interior de uma só nave, recebe, no braço direito do transepto, a capela de São Francisco de Xavier, onde se expõe o túmulo do santo. Concluída em 1659 a capela é enriquecida com profusa decoração em talha. Uma magnífica caixa de prata, onde se guarda o corpo do santo, realizada por artistas goeses, repousa, por sua vez, sobre um estrutura escultórica oferecida pelo grão-duque da Toscânia, Cosimo de Medice, e executada pelo escultor florentino Giovanni Battista Foggini. No interior do colégio, o vasto claustro desenha-se em linhas clássicas muito depuradas, sendo a sacristia, construída pelos anos de 1652, famosa pelos belos arcazes com embutidos e refinados escudetes de latão.
Núcleos mais importantes
Altar-Mor e túmulo de São Francisco Xavier
mapa
Modo de funcionamento
Local de Culto
Morada
Goa (Velha Goa)
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Bibliografia
CARITA, Helder, Portugal e o Mundo: o Futuro do Passado – 7. Índia, CNC, 2008 (com o apoio do Instituto Portugês de Apoio ao Desenvolvimento - IPAD)
Data de atualização
29/09/2017
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,093,709