"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Teatro Viriato

País: Portugal
Distrito: Viseu
Concelho: Viseu

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espetáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Viseu
Equipa Técnica
Diretora-geral e de Programação Paula Garcia
Descrição


O Teatro de Viseu, modelo de sucessiva modernização

O Teatro Viriato de Viseu constitui de certo modo como que um modelo de infraestrutura cultural vocacionada para a descentralização e para a modernização. E isto porque o seu historial, independentemente de sucessivas alterações, representa bem o que tem sido o historial urbano destes teatros, que vêm, alguns deles, ainda do século XIX: e tal é o caso, de certo modo, deste Teatro Viriato.

O Teatro é fundado em 1883, inscrevendo-se na “geração” de salas de espetáculo que correspondem à descentralização cultural e social então em pleno incremento. São numerosas efetivamente, e cobrem todo o país. No caso concreto este denominou-se Theatro da Boa União, mas logo em 1889 passa a Theatro Viriato.

Em 1921 surge uma “concorrência”, chamemos-lhe assim, denominada Avenida Teatro. E a consequência, para o já na altura “histórico” Teatro Viriato, será fatal: O Teatro Viriato entra numa fase progressiva de abandono, o que, num teatro de grande interior, era na época caminho para o encerramento e a demolição, até porque se trata já na época de um imóvel de dimensão considerável em zona valorizada da cidade.

A situação, obviamente, não é original. Mas em Viseu como que se acentua. E o Teatro Viriato entra em tal decadência que em 1960 serve de armazém de mercadorias!...

E assim ficará até 1985.

Nesse ano, Ricardo Pais lança um processo de recuperação do Teatro Viriato, fazendo coincidir com as comemorações do centenário de Aquilino Ribeiro (1885-1963) natural de Sernancelhe. Aquilino é autor de duas peças, “O Manto de Nossa Senhora” (1920) e “Tombo no Inferno” (1962). E tal como já noutro lado escrevi, em ambos os textos, não obstante certo peso de linguagem, está a grande força da literatura de Aquilino: a grandiosidade telúrica, o recorte das personagens ligadas a uma natureza dura, a simplificação da conflitualidade nascida diretamente dos instintos e sentimentos.

Ocorreu então como que uma reinauguração do Teatro Viriato com textos de Aquilino adaptados e encenados por Ricardo Pais sob o título de “Enormidades Apenas Cíveis à Luz Elétrica”.

Neste contexto, importa então assinalar que a Câmara Municipal de Viseu celebrou um contrato-programa com a Sociedade de Reabilitação Urbana para recuperar uma antiga entidade pública, a Agropel, vizinha do Teatro para uma recuperação e harmonização de espaço que valorizará as atividade culturais, designadamente, ao que se anuncia, na área da dança e do ballet.


Duarte Ivo Cruz

Modo de funcionamento

Bilheteira
De seg. a sex. das 13h00 às 19h00.
Em dias de espetáculo das 13h00 às 22h00. Em espetáculos a realizar de manhã, a bilheteira abre 1h antes do mesmo, encerrando 30 minutos após o seu início. Em espetáculos a realizar à tarde, aos Sábados, Domingos e Feriados, a bilheteira abre às 13h00, encerrando 30 minutos após o início do espetáculo.

Reservas
Reservas efetuadas por telefone, email. Os bilhetes reservados devem ser levantados até 3 dias após a reserva e até pelo menos 24h antes da hora de início do espetáculo. Não há lista de espera para eventuais desistências.

Grupos Escolares
No caso de grupos escolares, por cada 10 alunos, um adulto tem direito a bilhete gratuito.
Público carenciado e instituições de solidariedade social beneficiam de bilhetes subsidiados por donativos dos Amigos do Teatro Viriato.
O Teatro Viriato disponibiliza, mediante pagamento, autocarros para trazer o público escolar ao Teatro. Este serviço carece de marcação prévia.
A confirmação das reservas e o levantamento dos bilhetes de grupos escolares deverá ser efetuado, pelo menos, uma semana antes da data da atividade.

Condições de acesso
Após o início do espetáculo não é permitida a entrada na sala (nº 5 do Art.º 34º do Decreto-Lei nº 315/95 de 28/11), não havendo lugar ao reembolso do preço pago pelo bilhete.
O bilhete deverá ser conservado até ao final do espetáculo.
É expressamente proibido filmar, fotografar ou gravar, assim como fumar, consumir alimentos ou bebidas.
À entrada, os espectadores devem desligar os telemóveis, bips e outras fontes de sinal sonoro.

Deficientes
Assistência a deficientes motores. (Agradecemos a sua solicitação antecipadamente).

Espaços públicos
Canto do Teatro (exposição permanente), posto de Internet e foyer, abertos em horário de Bilheteira e Bar.

Bar
Dias de espetáculo: 30 min. antes do início da sessão - Acesso restrito
No final do espetáculo - Público geral

Foyer
Seg a sex 13h00 - 19h00
Visitas Guiadas Gratuitas
Sem animação e sem jogos. À seg., ter e qua (mediante marcação prévia).

Morada
Largo Mouzinho de Albuquerque Apartado 2087 EC Viseu
3501-909 Viseu
Telefone
232 480 110
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Data de atualização
21/10/2017
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,972,862