"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Moinho de Vento do Esteval

Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Montijo
Descrição


Construído em 1826 conforme se pode constatar pela data existente no seu interior, estava integrado numa vasta propriedade agrícola denominada Quinta do Moinho Velho.

Deixou de funcionar no princípio do século XX após 75 anos de laboração, tendo sido restaurado pela Autarquia no ano 2000 com vista a torná-lo num espaço museológico.

Construção robusta, é constituído interiormente por três pisos: o térreo que guarda o cereal para moer, o intermédio onde se aloja parte do engenho, utilizado também como habitação do moleiro e o último piso, onde se encontra um par de mós bem como o mecanismo necessário ao bom funcionamento.

Sob a porta de entrada, orientada para Sudeste, na posição oposta à direção dos ventos predominantes, podemos observar um registo de azulejos dedicado a Nossa Senhora de Atalaia, curiosamente direcionado para o Santuário da mesma invocação que tem grandes tradições religiosas nesta zona.

Modo de funcionamento
Visitas através de marcação prévia: (+351) 21 232 78 67 // cultura@mun-montijo.pt
Morada
Urbanização da Quinta do Moinho Velho, Rua do Moinho
Telefone
(+351) 21 232 78 67
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
03/10/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,917,618