"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu Municipal do Montijo (Casa Mora)

Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Montijo
Descrição


Construção do século XIX. Construída na segunda metade do século XIX, para residência particular de Domingos Tavares grande proprietário rural natural de Aldeia Galega foi concluída em 1875 conforme se pode constatar pela data inserta no gradeamento sob a entrada principal. Para a sua construção teve o proprietário de demolir duas casas já existentes e também de sua pertença.

Edifício construído ao estilo francês da época do II Império, ostenta uma fachada revestida por painéis de cantaria e possui também um elegante trabalho de ferragens, nomeadamente nas varandas, e nas grades das janelas do rés-do-chão. Possui ainda ao nível do telhado um curioso lanternim decorado com vidros coloridos e uma platibanda extremamente equilibrada onde existiram em tempos quatro estatuetas hoje em dia desaparecidas. Relativamente ao interior da casa são de destacar o magnífico trabalho em estuque dos tetos das divisões do 1º andar do imóvel bem como as pinturas a fresco das paredes da casa de jantar.

Adquirido na década de 80 do século XX pela Autarquia com vista a albergar a Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva tornou-se, em 1993, após a saída da mesma Sede do Museu Municipal.

O edifício é popularmente conhecido por Casa Mora em virtude do casamento de uma filha do seu antigo proprietário com o Dr. Manuel Justiniano Mora.

Modo de funcionamento

De terça a sábado | 09h00-12h30 / 14h00-17h30

Morada
Avenida dos Pescadores, Montijo
Telefone
(+351) 212 327 867
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
03/10/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,159,765