"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Edifício da Assembleia Municipal e Galeria Municipal

Tipo de Património
Património Material
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Montijo
Descrição


Construído no século XVIII como residência particular, perfeitamente integrada na malha arquitetónica da zona em que se integrava foi em 1780 arrendado pela Autarquia.

Em 1800 foi adquirido pela Câmara, que só conseguiu a posse plena do imóvel em 1806 altura em que a Autarquia procedeu a obras de remodelação da fachada do edifício com vista a dotá-lo de um aspeto mais nobre, pelo que lhe foram acrescentados um frontão triangular, as cornijas, as pilastras, os remates piramidais encimados por uma pinha, duas goteiras em forma de gomil e as varandas que lhe vieram dar um ar neoclássico. No frontão foi colocada uma pedra de armas de características joaninas representando as armas nacionais do tempo da monarquia que em 1910 sofreu a obliteração da coroa.

Neste mesmo edifício funcionou no rés-do-chão o açougue, ou seja o local onde se vendiam os bens de primeira necessidade, nomeadamente o peixe e a carne, e no primeiro andar além dos serviços autárquicos funcionou também o tribunal.

Aqui estiveram instalados os Paços do Concelho até 1965 altura em que transitaram para o atual edifício.

Em 1999, algumas obras de remodelação interiores vieram dotar o edifício de modernas condições para poder albergar no piso superior a sala de reuniões da Assembleia Municipal e no piso inferior a Galeria de Arte Municipal.

Modo de funcionamento

Horário: 2.ª a 6.ª das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Morada
Rua Almirante Cândido dos Reis, nº 12
Telefone
(+351) 212 327 736
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
18/10/2017
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,930,497