"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ermida de São Sebastião

Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Montijo
Descrição


Construção do século XIV, com posteriores reconstruções. Tradicionalmente referenciada como a mais antiga da Cidade, foi desde a sua edificação propriedade do Concelho tendo a sua manutenção sido sempre da responsabilidade do Município.

Foi sede de paróquia até à construção da atual Igreja Matriz, e ao longo da sua existência sofreu profundas remodelações arquitetónicas.

Provavelmente, durante o século XVI, sofreu obras de remodelação, cujo único vestígio que chegou aos nossos dias é o arco triunfal, formado por colunas torsas ornamentadas com florões e cordames. Edifício desde sempre marcado por uma forte austeridade conforme se pode constatar pelas descrições existentes, foi no século XVII intervencionado tendo adquirido a estrutura sóbria e despojada que caracteriza a arquitetura maneirista chã.

Em termos exteriores a fachada é rematada por empena angular em cornija, encimada por um óculo quadrilobado, exibindo ao centro um portal de moldura reta, flanqueado por duas pequenas janelas gradeadas.

 

Morada
Rua Joaquim de Almeida, Montijo
Telefone
(351) 212 327 789
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
18/10/2017
Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,217,664