"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Cruzeiro-Mor de Atalaia

País: Portugal
Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Descrição


Construção do século XVI, com posteriores remodelações. De cunho quinhentista foi edificado em 1551 pela Confraria da Lisboa.

Construído no reinado de D. João III em pedra de lioz, é coberto por uma cúpula enquadrada por pináculos, e assente sobre quatro colunas.

No capitel do cruzeiro, do lado nascente encontra-se esculpida uma imagem do Redentor crucificado, e no lado poente uma Nossa Senhora da Piedade atualmente decapitada em virtude dos exageros políticos a seguir à implantação da República.

No cruzeiro podemos observar uma inscrição na base da cruz e outra na base de uma das colunas do lado poente, ambas alusivas à edificação do mesmo.

Limitando o antigo espaço sagrado existem dois outros cruzeiros de construção e proporções mais modestas: um do lado poente junto à estrada que liga a localidade a Alcochete e o outro do lado nascente, próximo à via que de Montijo segue para Pegões.



Morada
Largo da Igreja, Atalaia
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
24/01/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,044,930