"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Colonato de Pegões

País: Portugal
Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Conjunto
Descrição

 

O Colonato foi implantado nos terrenos da Herdade de Pegões Velhos, propriedade do importante industrial e comerciante José Rovisco Pais, que tentou instalar ali um projeto de colonização, de forma a fixar a mão-de-obra assalariada agrícola necessária às grandes explorações da zona. À data do seu falecimento, doou aos Hospitais Civis de Lisboa a posse da restante área. No entanto, a Junta de Colonização Interna acabou por desenvolver um projeto de fixação de colonos diferente do inaugurado por Rovisco Pais.

Ao longo dos anos 40 e 50 do século XX, a Herdade de Pegões foi dividida em casais agrícolas, repartidos por Faias, Figueiras e Pegões Velhos, com a área média de dezoito hectares, dotados de habitação e instalações agrícolas, obras de rega e vias de comunicação.

Constitui atualmente, a par das infraestruturas coletivas edificadas - escolas primárias, centros de convívio e sociais, posto médico e igreja -, um património arquitetónico singular, assinado pelo arquiteto Eugénio Correia (1897-1985).
 

Morada
Santo Isidro de Pegões
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
30/01/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,227,867