"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga

País: Portugal
Distrito: Aveiro
Concelho: Sever do Vouga

Tipo de Património
Teatro
Uso atual
Sala de espetáculos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Sever do Vouga
Equipa Técnica
Direcção Técnica - Manuel Bento
Descrição


Sever do Vouga é um bom exemplo de interiorização do espetáculo e da cultura da própria expansão dos equipamentos de cinema – e designadamente daquilo que temos referido como a geração dos cineteatros.

Porque a partir sobretudo dos anos 50 do século passado, procedeu-se ao que podemos chamar uma verdadeira descentralização cultural-patrimonial, que muito beneficiou da generalização do espetáculo de cinema, mas numa época em que o espetáculo teatral ainda tinha uma capacidade de descentralização que nas décadas seguinte diminuiu mas que depois novamente se generalizou.

Repito: aquilo a que temos chamado a geração dos cineteatros, ao longo sobretudo da segunda metade do século passado, mas já com antecedente assinaláveis, muito contribuiu para a cultura e para a descentralização do espetáculo, sobretudo a partir do cinema, mas sem descurar a capacidade para outras manifestações. E isso refletiu-se, durante décadas, na atividade teatral.

Um bom exemplo encontramo-lo em Sever do Vouga, e é com interesse que se refere aqui a evolução.

Em 1951 é inaugurado em Sever do Vouga um denominado Cineteatro Alba. Com o mesmo nome temos notícia do Cineteatro de Albergaria-a-Velha, inaugurado um ano antes. E no mesmo ano de 1950 entra em funções o Cineteatro de Estarreja. Era o grande apogeu daquilo que temos precisamente denominado a geração dos cineteatros: e muitos temos aqui referido.

Pois o antigo Cineteatro Alba de Sever do Vouga dá lugar, em 2001, ao atual Centro de Artes e Espetáculos, inaugurado este em 16 de novembro de 2001. Do anterior edifício evocam-se aspetos arquitetónicos que o singularizam: designadamente uma imensa janela que domina a fachada, aberta ao foyer mas sobretudo aberta à cidade e enquadrada por duas paredes que singularizam o edifício em si.

E o interior é ainda valorizado por uma galeria envidraçada que mais qualifica o projeto arquitetónico.

O Centro de Artes e de Espetáculos está ligado à Câmara Municipal de Sever do Vouga. Esta municipalização de atividades culturais é em si mesma muito louvável, pois de outra forma haveria certamente mais problemas de exploração e atividade cultural. 

Duarte Ivo Cruz 

Modo de funcionamento
Abertura ao público
Entrada nos eventos
Uma hora antes da hora do início.

Venda/ Reserva de Bilhetes
Balcão do Centro das Artes e do Espectáculo
Em dias de eventos noturnos 15h00- 19h00 e 20h00- 22h00;
Em dias de eventos diurnos, uma hora antes do início previsto de cada evento;
Balcão do Cidadão, Biblioteca e Museu Municipal e Posto de Turismo.
E em www.ticketline.sapo.ptFnac, Worten, C.C.Dolce Vita, El Corte Inglês, Casino Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, Lojas Viagens Abreu, C.C. MMM, C.C. Mundicenter e Ag. A.B.E.P. Informações e Reservas: Ligue 1820 (24 horas).

Visita às exposições
Terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; Em dias de eventos noturnos 15h00- 19h00 e 20h00- 22h00.
 
Cafetaria
Abre uma hora antes do início de cada evento.
Reservas
Todas as reservas devem ser levantadas até 48 horas antes do início de cada espetáculo.
 
Descontos Aplicáveis
Cartão Amigo do CAESV (até 25% de desconto)
Acompanhantes dos amigos (10% de desconto)
Estudantes
Portadores de Cartão Jovem
Maiores de 65 anos
Grupo de 20 ou mais espetadores
Famílias (pai, mãe e filhos menores)
É obrigatória a apresentação do respetivo cartão e identificação do seu titular no ato de validação do bilhete. Os descontos são pessoais e intransmissíveis e não são acumuláveis.
 
Outras Informações
Não é permitida a entrada no auditório após o início dos espetáculos de teatro ou que exigem, o máximo de concentração e silêncio;
Não é permitido comer e beber dentro do auditório;
Não é permitida a entrada no auditório com guarda-chuvas, sacos ou objetos volumosos, existindo, para isso, um serviço de bengaleiro;
Não é permitida a entrada a crianças com idade inferior a 3 anos, exceto em espetáculos direcionados a essa faixa etária;
O registo de imagens ou som apenas é permitido mediante autorização prévia;
O telemóvel e outros aparelhos sonoros deverão ser desligados à entrada para o auditório.
Morada
Avenida Comendador Augusto Martins Pereira, 70
3740-255 Sever do Vouga
Telefone
234 590 470
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Data de atualização
12/10/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,903,115