"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu Diocesano de Santarém

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Santarém

D. Afonso Henriques funda a Igreja da Alcáçova
Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Descrição

O Museu Diocesano de Santarém oferece aos Visitantes a possibilidade de descobrir por dentro uma arquitetura monumental, multissecular e extraordinária. De matriz jesuítica mas com reminiscências que transportam o imaginário à antiga vila régia em tempos medievais e modernos, o complexo catedralício constitui referência maior no quadro urbano da Cidade de Santarém.

O Museu Diocesano de Santarém oferece também aos Visitantes o privilégio de conhecer dezenas de obras de arte religiosa, raras ou mesmo de todo desconhecidas, que as voltas da História fizeram património de fé do Povo Ribatejano.

Arquitetura e obras de arte religiosa traduzem, na circunstância da sua vocação originária, da sua materialidade, até da sua muita idade e neste espaço concreto, uma ampla cronologia, desde o século XIII aos dias de hoje. Todavia com referenciais que alcançam um tempo ainda mais longo e desafiante de memórias e itinerários simbólicos, religiosos e socioculturais. E contam, de diferentes modos e com diferentes meios, inúmeras pequenas histórias dentro de uma grande história.

Em associação com o património excecional da Sé de Santarém, e o conjunto arquitetónico que a envolve, as obras de arte religiosa expostas no Museu Diocesano de Santarém conduzem os Visitantes através da história fascinante de Uma mulher bela, cuja vida decorre num momento singular da grande aventura humana e é, ainda hoje, profundamente inspiradora para milhões de pessoas em todo o mundo. Imagem de um amor inteiro, que as imagens da Sé de Santarém e do Museu Diocesano de Santarém revelam desejado e acolhido, por gerações em todos os tempos.

Modo de funcionamento

Segunda-feira a sexta-feira: 10:00 - 13:00 | 14:00 - 18:00
Sábado e feriados civis: 10:00 - 13:00 | 14:00 - 19:00 (18:00 outubro a maio)
Domingo e dias santos: 14:00 - 19:00 (18:00 outubro a maio)
(última entrada 30 minutos antes da hora de fecho)
Encerra: Terça-feira; 1 de janeiro; Sexta-feira Santa; 24 a 31 de dezembro.

Preçário
Bilhete Individual
Normal (18-65 anos): 4 euros
Senior (> 65 anos): 3 euros
Junior (10-17 anos): 2 euros
Infantil (até 9 anos): gratuito

Bilhete Grupo
Bilhete Família (4 ou + pessoas): desconto 10%.
Bilhete Escola – ensino obrigatório (10 ou + pessoas) desconto 15%.
Bilhete Pastoral Diocesana de Santarém (10 ou + pessoas) desconto 20%.

Outros Grupos - Contactar: geral@museudiocesanodesantarem.pt

Morada
Edifício do Seminário, Praça Sá da Bandeira
2000-135 Santarém
Telefone
+351 243 304 065
Fonte de informação
Câmara Municipal de Santarém
Data de atualização
15/11/2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,187,030