"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu da Luz

País: Portugal
Distrito: Évora
Concelho: Mourão

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Valor patrimonial
Valor Etnográfico
Descrição


Aos domingos e feriados a entrada é gratuita no Museu da Luz, entre as 09h30 e as 13h00.
Traga a sua família e venha descobrir a história da antiga aldeia da Luz. 


O Museu da Luz (Luz, Mourão, Alentejo) afirma-se como singular espaço de cultura e de identidade. Erigido entre a aldeia da Luz e a margem do lago de Alqueva, é o espaço interpretativo das profundas alterações ocorridas neste território, decorrentes do aparecimento da barragem e da submersão de uma aldeia. O próprio edifício em xisto, diversas vezes premiado, é de uma arquitetura marcante e perfeitamente integrada na paisagem.

As suas exposições - temporárias e de natureza diversa - têm como eixo de abordagem as temáticas de fundo do museu: a identidade, a história, a paisagem deste lugar. Leituras múltiplas e diversas que reativam memórias e significados para a reconstrução do lugar.

A ideia de um museu tem origem na década de 1980, no quadro da definição de medidas compensatórias dos impactes decorrentes da implementação do projeto de Alqueva e da reposição da aldeia. Aberto ao público desde 2003, o museu mantém atividade regular desde então. No ano de 2005 o Museu recebeu uma menção honrosa da APOM (Associação Portuguesa de Museologia), na categoria de ‘Melhor Museu do País’. Em maio de 2010 passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus (RPM), responsável pela credenciação e qualificação na área museológica - o Museu da Luz na Direção Geral do Património.

O Museu da Luz teve desde o início a Paisagem como referência na sua implantação. O museu levanta-se do chão como um bloco de xisto e aproxima-se da nova aldeia – a nascente – e da água – a poente. O projeto de arquitetura, da autoria dos arquitetos Pedro Pacheco e Marie Clément, evidencia uma linguagem erudita ao mesmo tempo que convoca a forma de construir deste território na época romana, como testemunha o submerso Castelo da Lousa.

O projeto de arquitetura está amplamente publicado e recebeu diversos prémios nacionais e internacionais, nomeadamente: 1º Prémio Europeu de Arquitetura Luigi Cosenza’04; Prémio MENHIR, IV edição, S.L. de Bilbao, Vizcaya; nomeação entre os 10 primeiros no Prémio SECIL 2004; o conjunto da obra Museu + Igreja + Cemitério entre os 5 melhores do Prémio Internacional de Arquitetura de Pedra 2005 (Verona, Itália); o conjunto na categoria de Conservação do Património Arquitetónico, Prémio Europa Nostra 2006. Integrou também o núcleo EUROVISION da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2007.

A integração do edifício no novo lugar é marcada por outros pontos de visita: a igreja matriz, dupla da primitiva do século XV existente na antiga Luz; o Monte dos Pássaros, casa tradicional que é a única edificação remanescente da antiga aldeia; a antiga estrada para a Luz, que agora termina na água; o lago, que sugere percursos contemplativos que evocam o antigo lugar; o submerso Castelo romano da Lousa ou o rio Guadiana.

 

História

A barragem de Alqueva conduziu à esperada submersão da povoação da Aldeia da Luz. A necessária relocalização da comunidade motivou a construção de uma nova aldeia com a estrutura funcional da original, numa lógica de reposição de ‘casa por casa, terra por terra’, mantendo as relações de vizinhança e a configuração urbanística geral mas adotando uma arquitetura de depuramento das linhas tradicionais e de assumida contemporaneidade.

A nova povoação foi edificada em 2002 em local muito próximo da antiga Luz. Implicou a construção de 212 casas de habitação, de arruamentos, largos e estradas, de estabelecimentos comerciais e de equipamentos coletivos (escolas, centro de saúde, equipamentos desportivos, praça de touros, lavadouro, jardim público e cemitério). Foi refeito o santuário de Nª Srª da Luz, à imagem do original de fundação quatrocentista e procedeu-se à transladação do cemitério. O museu foi construído como lugar de memória e criação.

Também as terras de cultivo, agora regadas pela barragem, foram distribuídas pela população, impondo-se hoje a vinha e o olival na nova paisagem.

 

Características da exposição permanente

A exposição permanente LUZ aborda a memória coletiva da aldeia da Luz centrada na vida e na história da aldeia durante o século XX, mas também o processo de mudança de localização da aldeia que se concluiu em 2002. 

A exposição ocupa dois espaços expositivos do Museu da Luz. O átrio expõe um barco tradicional com os restantes objetos relacionados com a atividade da pesca. Neste espaço também se pode visualizar um filme sobre o processo de mudança de localização da aldeia. A segunda sala expõe alguns objetos da coleção etnográfica e encontra-se dividida em 4 núcleos, a saber: técnicas de construção (taipa), agricultura, pastoreio (fabrico de queijo) e artesão agrícolas. Para facilitar a interpretação da exposição existem textos, imagens e écrans tácteis. Todos os objetos expostos na exposição LUZ foram cedidos pela população da Luz.

 

Curiosidades / Casas do Museu (Monte dos Pássaros e Casa da Aldeia)

Monte dos Pássaros

Junto ao edifício do museu e no contexto da nova aldeia, do lago e de uma paisagem peculiar, encontram-se as Casas do Museu, que são espaço de residência e de trabalho, mas também de lazer.

É na extremidade poente da nova aldeia da Luz que permanece resistente ao tempo o Monte dos Pássaros, construído junto à antiga estrada que ligava a aldeia da Luz à vila de Mourão.

O Monte dos Pássaros integra a casa de habitar - de onde se destacam a cozinha, a chaminé, o forno - e o grande estábulo, com a manjedoura corrida de xisto. No exterior distingue-se a cerca da malhada que forma um recinto que agora se projeta diante da água do lago.

A sala da manjedoura pode ser utilizada/alugada pelo público, como lugar de lazer e para piqueniques ou jantares; serve também de espaço de trabalho/estúdio no programa de Residências do Museu e em ações de formação.

A casa, parte habitacional do monte, foi recentemente reabilitada e é hoje visitável no circuito do museu, mediante reserva prévia.

Casa da Aldeia

Em plena aldeia, na Rua do Montinho, esta casa do museu é um bom exemplo do programa arquitetónico de reposição das casas da aldeia submersa.

Caiada com barras azuis e com pavimentos de xisto e carpintarias pintadas, a Casa da Aldeia tem três quartos duplos e um triplo, duas casas de banho e uma ampla cozinha, para além do grande quintal que se articula com os demais quintais da povoação. Encontra-se mobilada e equipada. A casa convida a experienciar a vida na aldeia.

Destina-se a ser utilizada por artistas, curadores, investigadores e outros profissionais que se encontrem a desenvolver trabalho com o museu através do programa de Residências do Museu (consultar programa em www.museudaluz.org.pt).

 

Visitas e percursos orientados

O Museu da Luz realiza vários tipos de programas, incluindo visitas guiadas ao Museu da Luz + nova aldeia + Monte dos Pássaros e Igreja de N. S. da Luz. É obrigatório fazer reserva.



 

Modo de funcionamento


Aberto de terça-feira a domingo
Julho e agosto, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30
Setembro a junho, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Encerra ao público: segundas-feiras, 1 janeiro, domingo de Páscoa, 1 maio, 1º domingo de setembro, 1 e 25 de dezembro

Coordenadas: 38.344322 | -7.381645

Facebook: https://www.facebook.com/MuseudaLuz

Morada
Largo da Igreja de Nossa Srª da Luz
7240-100 Mourão
Telefone
+351 266 569 257
Fonte de informação
Museu da Luz
Data de atualização
24/06/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,217,194