"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Foto: DR | CNC/Enric Vives-Rubio
Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Uso atual
Local de culto
Descrição
A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes é a sede da Paróquia do Parque das Nações, o espaço urbano desenvolvido a partir da Expo’98. Destaca-se, no exterior, pelo seu aspecto circular, com a cruz recortada em destaque por cima do portal da igreja. A disposição circular do templo amplo faz com que a assembleia esteja voltada para o seu centro, o altar. No retábulo, em grande destaque na parede de fundo, a representação da Transguração do Senhor, ladeada pela da Última Ceia e das Bodas de Caná.

Arte Sacra - Peças Especiais

Altar principal 
Escultura em pedra composta por dois níveis: o primeiro, em pedra tosca, simbolizando a humanidade pecadora e imperfeita, suportando o segundo, em pedra polida, onde o mistério eucarístico se realiza, simbolizando a santidade divina que se faz presente na história dos homens para a transformar. Escultura do artista plástico Armindo Alípio Pinto.

Ambão 
Escultura em pedra composta por dois níveis: o primeiro, em pedra tosca, simbolizando o ser humano onde deve encarnar a Palavra Divina, suportando o segundo, em pedra polida, onde o livro da Palavra de Deus é colocado, revelação divina dirigida a toda a humanidade para a levar à profissão da Fé em Cristo redentor do Homem. Escultura do artista plástico Armindo Alípio Pinto.

Batistério
 
Escultura em pedra composta por pedra tosca, simbolizando a humanidade pecadora e imperfeita, com o interior polido, que recebe a água benzida onde o mistério baptismal da vida nova em Cristo acontece naquele que mergulha nas águas batismais, simbolizando a santidade divina que se faz presente na história dos homens para a transformar. Escultura do artista plástico Armindo Alípio Pinto.

Cruz da Capela do Santíssimo 
Escultura em cobre montada sobre caixa da acrílico iluminada, apresentando Jesus Cristo crucificado que revela, pela luz, a vitória da ressurreição. Escultura da joalheira Patrícia Gorriz.

Alfaias Litúrgicas

Cálice presidencial
Joalharia em prata com copa interior em banho de ouro. Peça uniforme em metal puro com características de elegância e minimalismo simbolizando a beleza, profundidade e simplicidade do mistério eucarístico de onde brota a vida divina para a humanidade. Escultura da autoria da joalheira Patrícia Gorriz.

Patena presidencial
Joalharia em prata com suporte em madeira de “pau santo”. Peça que une o metal puro com matéria biológica com características de elegância e minimalismo simbolizando a ligação mistério eucarístico, de onde brota a vida divina, com a humanidade. Escultura da autoria da joalheira Patrícia Gorriz.
Modo de funcionamento

Igreja
Segunda a sexta: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 20h00
Sábado:
 17h00 às 20h30
Domingo: das 10h30 às 13h00 e das 19h00 às 21h15

Secretariado/Cartório
Segunda a sexta-feira: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 20h00

Horário das Missas
Missas Dominicais
Sábado (Missa Vespertina) – 19h
Domingo – 11h30 e 20h

Missas Feriais
Segunda a sexta-feira – 19h
Sábado – 09h

As missas feriais (durante os dias de semana) têm lugar no altar da Capela do Santíssimo.

Morada
Passeio do Levante, Lote 4.81.01
1990-503 Lisboa
Telefone
218 958 898
Data de atualização
16/07/2019
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,892,756