"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de S. Pedro

País: Portugal
Distrito: Leiria
Concelho: Porto de Mós

Tipo de Património
Património Material
Descrição

A igreja de estilo barroco fez parte do Convento dos Agostinhos Descalços entre 1676 e 1834. Dedicado a S. Pedro, o templo possui um belo conjunto de imagens e azulejos.

A torre da igreja é delimitada por cunhais de cantaria e apresenta quatro sineiras. No interior do templo existe uma capela em honra do Senhor dos Passos preenchida por mármores originários de Alqueidão da Serra, Chão de Maçãs e Juncal.

O altar e o retábulo do século XVIII são constituídos por mármores em tons de preto, rosa e amarelo. Destaca-se a imagem do padroeiro, São Pedro, feita na Índia em 1867, usando madeira de Nova Goa. A capela-mor é revestida com painéis de azulejos novecentistas que ilustram a pesca milagrosa e a entrega das chaves a S. Pedro.

Existem, ainda, dois altares colaterais e quatro laterais. Os primeiros dedicados a Nossa Senhora da Conceição e Cristo Crucificado, enquanto que os altares laterais fazem alusão ao sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora dos Passos e a S. José com o Menino.

Morada
Largo do Rossio
2480-314 Porto de Mós
Data de atualização
25/09/2019
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
49,189,086
>