"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Consolação

País: Portugal
Distrito: Leiria
Concelho: Porto de Mós

Tipo de Património
Património Material
Descrição

Considerada a mais velha da Diocese de Leiria-Fátima, onde pertence, a Igreja Paroquial de Alvados data do século XVII, sendo que a torre sineira de cúpula trabalhada é de 1894. No seu interior, figuram belos altares de talha dourada, decorados com imagens singulares de anjos e santidades.

No interior da igreja, na capela-mor, existe um retábulo de talha dourada, de 1645, que foi oferecida pelos moradores da paróquia. Neste retábulo estão colocadas as imagens da Santíssima Trindade (séc. XVI), de S. Sebastião, considerada uma das mais belas figuras deste santo na região, e a Cruz de Cristo, esculpida em madeira, estilo Barroco, rodeada de elementos decorativos de talha dourada.

Os altares laterais são também de talha dourada fina. Num dos altares situa-se o Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora da Piedade e o Menino. O outro altar colateral possui as imagens da Padroeira, Nossa Senhora da Consolação e de Santo António.

Fonte de informação
Câmara Municipal de Porto de Mós
Data de atualização
26/09/2019
Agenda
Teatro e Dança

Ricardo III

Teatro da Trindade INATEL 14 Abr a21 Jun

Ver mais eventos
Visitas
48,899,866
>