"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

País: Portugal
Distrito: Viseu
Concelho: Tarouca

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Proprietário/Instituições responsáveis
Direção Regional de Cultura do Norte
Descrição

Mosteiro masculino da Ordem de Cister, a sua construção iniciou-se em 1168. Com a sua fundação intimamente ligada à figura de Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz, o complexo monástico foi largamente ampliado no século XVII e XVIII, destacando-se um novo e monumental claustro no século XVIII, com traço do arquiteto maltês Carlos Gimach.

Contando no seu espólio com trabalhos de alguns dos maiores nomes da pintura em Portugal, como Vasco Fernandes (Grão Vasco), Bento Coelho da Silveira ou Pascoal Parente, com a extinção das Ordens Religiosas em Portugal em 1834, a igreja foi convertida em igreja paroquial e parte das dependências monásticas vendidas a privados. Classificado Monumento Nacional em 1997, em 2002, ao abrigo de protocolo com a Diocese de Lamego, o Estado Português iniciou o progressivo restauro dos edifícios e espólio.

A integração, em 2009, no Projeto Vale do Varosa, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de São João de Tarouca e Convento de Santo António de Ferreirim), possibilitou a abertura do espaço ao público em outubro de 2011, espaço onde é ainda possível visitar o núcleo museológico e a exposição "Fragmentos. Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”.

O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, à semelhança do congénere de São João de Tarouca, é dos mais visitados da região do Douro e Varosa.

Modo de funcionamento

A partir de 10 de junho de 2020, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas reabre ao público com novo horário. Deste modo, e até nova orientação, o monumento estará aberto às terças das 14h00 às 18h00 e de quarta a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h às 18h00. O monumento encerra às segundas-feiras e terças de manhã. 

Acessibilidades - Possui cadeira de rodas.

Serviços disponibilizados ao público - Visita livre; Visita guiada; Acolhimento; Loja; Auditório; Exposições temporárias; Cedência de espaços para eventos

Serviços educativos - Realização de visitas orientadas ao Mosteiro, mediante marcação prévia.

E-mail: valedovarosa.visitar@culturanorte.gov.pt 
Auditório - Capacidade para 40 lugares.

Edições
- Castro, Ana Sampaio e (2014). Mosteiro de Santa Maria de Salzedas. Da Fundação à Extinção. Vila Real: Direção Regional de Cultura do Norte.
- Letria, José Jorge (2011).  O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas: As formigas, o gaio e as pedras. 1ª edição. Vila Real: Direção Regional de Cultura do Norte. Porto: Trinta por uma linha (livro infantil)


Como chegar
De carro: A24, saída Lamego - Tarouca
Comboios: Régua (ligação por autocarro até Lamego - Tarouca) – Porto
Autocarros urbanos: Porto – Campo 24 de Agosto, Fátima, Coimbra, Viseu; Expressos: Viseu-Coimbra-Lisboa; Viseu-Aveiro-Porto-Braga-Guarda-Covilhã; Régua-Armamar-Moimenta-Viseu-Coimbra-Lisboa

Telefone
+351 254 600 230
Fonte de informação
Direção Regional de Cultura do Norte
Data de atualização
15/06/2020
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,852