"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

Pesca nas Pesqueiras do Rio Minho

País: Portugal
Distrito: Viana do Castelo

Localização
Vale do Rio Minho
Tipo de Património
Património Imaterial
Classificação
Inventário Nacional de Património Imaterial
Descrição
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu a «Pesca nas Pesqueiras do Rio Minho» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, conforme Despacho do Diretor-Geral do Património Cultural de 15 de novembro de 2022, publicado em Diário da República no dia 30 de novembro.

As “pesqueiras” são construções em pedra, constituídas por um corpo em forma de muro, composto por pedras emparelhadas, que são utilizadas para armar artes de pesca fluvial, para a apanha de peixes como a lampreia, o sável e o salmão.

Esta arte de pesca milenar, partilhada de ambos lados da fronteira, implica uma constante adaptação às contingências espaciais e naturais existentes, um conhecimento profundo do rio e das especificidades orográficas envolventes. As “pesqueiras”, apropriadas e repartidas pelos pescadores locais no exercício dos seus trabalhos de pesca, demarcam fortemente a paisagem, estando identificadas perto de um milhar neste curso de rio.

Com esta inscrição, a DGPC reconhece que esta arte de pesca se encontra ativa no território, e se reveste de extrema importância na reprodução da memória e identidade das comunidades em que se insere.

SAIBA MAIS AQUI

Fonte de informação
Direção-Geral do Património Cultural
Data de atualização
19/12/2022
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,969,939