"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

Festas Antoninas de Famalicão

País: Portugal
Distrito: Braga
Concelho: Vila Nova de Famalicão

Tipo de Património
Património Imaterial
Classificação
Inventário Nacional de Património Imaterial
Descrição

As Festas Antoninas já se encontram inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI). A publicação em Diário da República oficializa o estatuto de Património Cultural Imaterial de Portugal de uma das maiores romarias do Norte.

A confirmação das Antoninas como património cultural reflete a importância da romaria enquanto reflexo da identidade da comunidade, bem como o seu valor cultural e social.

Recorde-se que este processo foi iniciado em 2015 com a adesão do Município de Vila Nova de Famalicão ao projeto regional ‘Romarias do Minho’, lançado pela Associação de Festas de São João de Braga, reunindo atualmente mais de duas dezenas de municípios do Minho, com o intuito de garantir a autenticidade e tipicidade das festas populares desta região.

Com esta distinção, as Antoninas de Famalicão juntam-se à Festa das Rosas, em Viana do Castelo, e à Semana Santa de Braga, celebrações nortenhas que já se encontravam inscritas no INPCI.

As Antoninas são a maior festividade cíclica anual, pública e coletiva do concelho famalicense e envolvem todas as faixas etárias, géneros e estratos sociais. A sua origem está relacionada com o culto e a devoção a Santo António e envolve cidadãos de dentro e de fora do concelho de Vila Nova de Famalicão. Decorre no centro da cidade entre a primeira semana de junho e o dia 13 de junho, Dia de Santo António e feriado municipal.

O processo pode ser consultado em www.matrizpci.dgpc.pt e www.famalicaoid.org

Fonte de informação
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Data de atualização
19/12/2022
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,891,994