Património Imaterial
Procissão Noturna de Nossa Senhora do Fetal
Caracterizada por um complexo de práticas devocionais, a manifestação expressa-se através de uma primeira procissão com a imagem de Nossa Senhora do Fetal (séc. XIV ou XV) que ocorre na noite do último sábado do mês de setembro, com partida do Santuário de Nossa Senhora do Fetal e destino à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios; depois, na noite do primeiro sábado de outubro, através de uma segunda procissão cumpre o caminho inverso; e por fim, no domingo encerra-se o ciclo devocional com uma procissão matinal, com início na Igreja Matriz e destino ao Santuário de Nossa Senhora do Fetal, onde se celebra uma missa.
Esta manifestação é também conhecida por “Procissão dos Caracóis”, dado que a iluminação presente nas procissões noturnas é feita a partir de cascas de caracóis que servem de suportes à criação das lamparinas distribuídas pelos vários espaços.
O pedido de registo da Procissão Noturna de Nossa Senhora do Fetal no INPCI foi proposto pela Câmara Municipal da Batalha, através do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e Junta de Freguesia do Reguengo do Fetal.
O Património Cultural, I.P. procedeu à inscrição com base nos critérios constantes no artigo 10.º do Anexo ao Decreto-Lei n.º 149/2015, de 4 de agosto, onde se destaca a importância da manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade.

