"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Pelourinho da Azambuja

Distrito: Lisboa
Concelho: Azambuja

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 23122 de 11-10-1933, Boletim N.º 123, da D.G.E.M.N.
Descrição

Implantado na Praça do Município, o pelourinho está localizado no centro da vila de Azambuja, num local urbanizado. A praça onde se encontra, isolado e destacado, tem uma configuração rectangular. Junto a este monumento pode-se também encontrar a Igreja de Nossa Senhora da Assunção ou Igreja Matriz da Azambuja.

A estrutura é em cantaria de calcário. Na base existem três degraus escalonados e de com composição octogonal. Centrando o último degrau, assenta a base do corpo, base essa também octogonal. O fuste é cilíndrico e helicoidal. A decorar o fuste, registam-se filas de rosetas. No topo existe uma pirâmide truncada, que na sua base apresenta quatro pedras de armas (duas reais e duas autárquicas) que apresentam flores-de-liz, folhas de acanto e volutas cantonais. Desta estrutura emergem quatro estruturas em ferro (ferros de sujeição) decorados com motivos zoomórficos.

O foral da vila foi concedido por por D. Sancho I no ano de 1200, tendo este sido confirmado em 1218 por D. Afonso II. Em 1272 e 1513, foi renovado o foral, tendo o pelourinho assim sido construído. O pelourinho foi apeado na segunda metade do século XIX visto terem sido efectuadas reformas administrativas por essa altura. No ano de 1968, de destacar o facto de os restos do pelourinho que estavam espalhados pela via terem sido juntos na Praça Serpa Pinto e o facto de ter sofrido intervenção da DGEMN (reconstrução).

Este pelourinho encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

Morada
Praça do Município
2050-326 Azambuja
Fonte de informação
Câmara Municipal da Azambuja
Data de atualização
14/11/2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,496,076