"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Pelourinho da Sertã

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Sertã

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 23122 de 11-10-1933
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Valor patrimonial
Valor Histórico
Descrição

O Pelourinho que se encontra no centro da Sertã é uma obra revivalista, reedificada no início do século XX, com integração de alguns elementos do original pelourinho manuelino, edificado cerca de 1521 e demolido em 1874. O monumento, assenta sobre um plinto constituído por três degraus octogonais, onde se ergue a coluna que possui base e fuste quadrangulares. Está encimado por um capitel de seção quadrangular decorado com as armas nacionais, o brasão do município, a esfera armilar e a Cruz de Malta. É rematado por esfera armilar em ferro.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

Morada
Largo do Miradouro
6100-763 Sertã
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Data de atualização
04/02/2025
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente.

Visitas
107,886,916