"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Casa de Val de Flores ou de Ínfias

Distrito: Braga
Concelho: Braga

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 129/77 de 29-9
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Proprietário/Instituições responsáveis
Nuno Augusto Alcoforado de Faria Roby
Descrição

A Casa de Vale de Flores ou de Ínfias, também conhecida como Paço de Ínfias, foi edificada nos finais do século XVII, mais concretamente em 1687, de acordo com uma inscrição que se conhece.

Nesta casa, está bem patente a evolução que a arquitectura civil da época sofreu no sentido de uma regularidade de planos, consagrada na adopção de plantas em U. Estas, são uma característica deste edifício que se desenvolve em torno de um pátio interior, envolto por fachadas e paredes que lhe conferem intimidade e cuja relação com o exterior, se limita a um estreito portal encimado por um brasão de armas; a capela inserida numa das alas, enquadra-se de forma harmoniosa e "discreta" no conjunto construído.

"A regularidade da planta, o carácter e a sobriedade das fachadas, a grande dignidade aliada à extrema simplicidade, fazem desta casa uma das mais importantes e características do século XVII" (1)

Estamos pois, perante um imóvel que é uma referência obrigatória da arquitectura civil barroca portuguesa da época e que se apresenta, num óptimo estado de conservação.


(1) Azevedo, Carlos de (1961) Solares Portugueses. Lisboa

 

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contactar a Região de Turismo do Verde Minho
Praça Dr. José Ferreira Salgado, 90 - 6º - 4704-525 Braga
Tel: 253 263 405
Fax: 253 202 779
Morada
Largo de Ínfias
4710-299 BRAGA
São Vicente
Telefone
253 263 405
Fonte de informação
Câmara Municipal de Braga
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
27/04/2023
Agenda
Passeios e Visitas

Itinerarium

Praça Municipal 24 Fev 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,486,397