"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Castelo de Guimarães

Distrito: Braga
Concelho: Guimarães

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 27-8-1908, publicado a 5-9-1908; Decreto de 16-6-1910; Z.E.P., D.G., 2ª Série nº 170 de 23-7-1955; Boletim nº 8 da D.G.E.M.N.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Valor patrimonial
Valor Histórico
Descrição

A construção primitiva, possivelmente em terra e madeira, foi edificada entre 959 e 968, pela condessa Mumadona viúva do conde Hermenegildo Mendes, para proteger o seu mosteiro e a povoação local das invasões normandas. Mais tarde, o conde D. Henrique remodelou o castelo, em cuja alcáçova terá nascido D. Afonso Henriques, 1º rei de Portugal.

Da história deste castelo fazem parte vários cercos, como o efectuado pelos castelhanos no reinado de D. Fernando I, suportado vitoriosamente pelos sitiados, e durante a crise de 1385, em que demorou a rendição desta praça a D. João I.

O castelo é constituído pela imponente Torre de Menagem, que atinge 27 metros de altura, construída no tempo do primeiro monarca, e por oito torres quadrangulares que no seu conjunto rodeiam aquela torre, protegem os panos de muralha e flanqueiam as entradas. A muralha ameada apresenta uma planta aproximadamente pentagonal. Parte destas obras deverão ser do tempo de D. Fernando.

Dentro podem ver-se as ruínas de uma alcáçova que deve remontar ao séc. XV. O castelo teve uma alta cerca, que chegou a ter dois mil metros de extensão, aquando da sua construção por D. Dinis, e de que só resta um lanço a Este.

O acesso principal ao monumento faz-se por uma escadaria rochosa; duas escadas de pouca largura e situadas na muralha envolvente possibilitam o caminho da ronda.

Morada
Monte Latito ou Falperra, Oliveira do Castelo
4800
Guimarães
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

OLIVEIRA, Manuel Alves de, Guia Turístico de Portugal de A a Z, [Lisboa], Círculo de Leitores, 1990.

Data de atualização
02/05/2024
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,042,309