"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 45/93 de 30-11
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Neoclássico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa
Descrição

A construção da Igreja teve o seu início após o terramoto de 1755, e foi concluída no terceiro quartel do séc. XIX. A fachada é datada do último quartel do séc. XVIII e apresenta um estilo misto de neoclássico e de valores do "rocaille" introduzidos tardiamente.


A frontaria tem três pisos e cinco panos, todos eles com janelas de diversas formas. No piso térreo, após uma curta escadaria encontram-se três arcos de acesso à galilé do templo. No segundo piso surgem pilastras coríntias que se prolongam até ao topo do terceiro piso, que é rematado com um frontão cujo tímpano é ornamentado por um conjunto escultórico de grinaldas, anjos, elementos mineralistas e vegetalistas. A decoração "rocaille" não consegue, contudo, dinamizar a fachada dando-lhe um estilo estático.


O interior do templo é de nave única, ressaltando o gosto neoclássico. De destacar a pintura do tecto em mau estado de conservação, que representa a Anunciação, atribuída a Pedro Alexandrino. As paredes são rasgadas por grandes fenestrações, que permitem a entrada de luz natural.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Estrada da Ameixoeira
1750
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, D. Fernando de (dir.), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LISBOA, Vol. V - Segundo Tomo, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1975.

Data de atualização
03/12/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente.

Visitas
107,772,468