"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora do Loreto ou dos Italianos

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Igreja do Loreto
Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Uso atual
Culto Religioso. Funciona nas suas dependências o Instituto de Turismo Italiano.
Descrição

 

A origem da igreja remonta a 1518, altura em que a comunidade italiana de Lisboa requereu autorização para a sua edificação, vindo o mesmo a acontecer em 1529. A Igreja do Loreto foi destruída pelo terramoto de 1755 e a sua reconstrução deveu-se ao arquitecto José da Costa e Silva, em 1785.


Trata-se de uma igreja cuja fachada é dividida por três corpos, correspondendo o mais largo à parte central, sendo os laterais separados deste por pilastras dóricas, assim como os flancos da frontaria. Ao portal principal acede-se por uma escada simétrica e com balaustrada. Esta entrada possui uma composição formada por um arco curvo entre duas colunas caneladas e sobrepujada por uma pedra com as armas pontifícias, sustentada por anjos. Sobre a arquitrave, suportada por mísulas, que limita superiormente a fachada, ergue-se um nicho com a imagem de Nossa Senhora do Loreto. Merece também destaque na fachada lateral o portal decorado com um baixo relevo alusivo à Virgem com o Menino, entre dois anjos.
O interior é de uma só nave com as paredes revestidas a mármore e com altares exibindo boas pinturas.

Morada
Largo do Chiado
1200
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, D. Fernando de (dir.), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. V - primeiro tomo, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1973.

FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

Data de atualização
20/05/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,591,307