"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Sé Catedral do Porto

País: Portugal
Distrito: Porto
Concelho: Porto

Sé Catedral do Porto [foto: Ricardo Laires/2017] Sé Catedral do Porto [foto: Ricardo Laires/2017] Sé Catedral do Porto [foto: Ricardo Laires/2017]
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Valor patrimonial
Valor Histórico
Estilo(s)
Românico, Gótico, Barroco
Uso atual
Religiosa: catedral / Religiosa: igreja paroquial / Cultural e recreativa: museu
Proprietário/Instituições responsáveis
Direção-Geral do Património Cultural
Descrição


A Sé Catedral, um dos monumentos mais antigos da cidade, remonta ao século XII, quando o Porto era um dos principais baluartes da Reconquista e da reorganização do território português. Apresenta características de Arte Românica de influência francesa e foi construído por mestres da região de Coimbra.

A fachada ostenta um corpo central enquadrado por duas torres, sendo o acesso exterior ao portal feito por escada simétrica cujos vãos da rampa são preenchidos por elementos decorativos; as formas destas esculturas românicas parecem ter inspiração no imaginário céltico da Europa. A rosácea gótica foi aberta no século XIV e o primitivo portal, assim como o remate das torres foram remodelados em 1722 e decorados com as composições barrocas que hoje apresentam. Na ilharga norte, abre-se uma monumental galilé, também barroca, mandada construir em 1776 com base nos planos do arquiteto Nasoni.

No interior das três naves com abóbada de berço quebrado, abre-se o coro alto. A capela-mor foi renovada no século XVII por iniciativa do bispo D. Frei Gonçalo de Morais e apresenta hoje uma ambiência barroca marcada pelo retábulo de talha (1727 e 1729) e pelos efeitos da pintura (1725). Aqui se encontram as relíquias de S. Pantaleão, padroeiro da cidade do Porto entre 1453 e 1981. Em todo este espaço interior, as formas construtivas medievais convivem com decorações e cenografias barrocas.

Do núcleo medieval preserva-se ainda o claustro velho que data da primitiva fundação e o claustro gótico construído nos séculos XIV e XV mas revestido de azulejaria barroca durante o século XVIII. A arcaria da galeria térrea foi mutilada e depois restaurada. As paredes desta quádrupla galeria estão cobertas por admiráveis painéis de azulejos de António Vital Rijarto, datados de 1727-1733. No período setecentista também foi construída a monumental escadaria de acesso à Sala do Capítulo onde se guardam as telas barrocas setecentistas do pintor italiano João Baptista Pachini.

A sacristia é um exemplar notável do período barroco com marcas de intervenção de Nicolau Nasoni nas pinturas murais e da abóbada.

Merecem ainda uma visita a Capela de S. João Evangelista, construída em estilo gótico e onde se localiza um dos mais notáveis exemplares de tumulária do século XIV que contem o túmulo de João Gordo, almoxarife do rei, e a Capela de S. Vicente, construída no final do século XVI para Panteão Episcopal por iniciativa do bispo D. Frei Marcos de Lisboa.

 

Modo de funcionamento

 

Igreja: 09h00 - 19h00 | Dia de encerramento: Natal e Páscoa (tarde)

Museu e Claustros: 09h00 - 18h30 | Dia de encerramento: Natal e Páscoa (tarde); Domingo e feriados religiosos (manhã)

Missa: 11:00h (diária)

Confissões: 10h00 - 11h00 (e sempre que o Capelão esteja disponível)

Morada
Terreiro da Sé
4050-573 Porto
Telefone
(+351) 222 059 028
Fax
(+351) 222 038 268
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
06/12/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,045,788