"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Sé Catedral do Porto

País: Portugal
Distrito: Porto
Concelho: Porto

Sé Catedral do Porto [foto: Ricardo Laires/2017] Sé Catedral do Porto [foto: Ricardo Laires/2017] Sé Catedral do Porto [foto: Ricardo Laires/2017]
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Valor patrimonial
Valor Histórico
Estilo(s)
Românico, Gótico, Barroco
Uso atual
Religiosa: catedral / Religiosa: igreja paroquial / Cultural e recreativa: museu
Proprietário/Instituições responsáveis
Direção-Geral do Património Cultural
Descrição


A Sé Catedral, um dos monumentos mais antigos da cidade, remonta ao século XII, quando o Porto era um dos principais baluartes da Reconquista e da reorganização do território português. Apresenta características de Arte Românica de influência francesa e foi construído por mestres da região de Coimbra.

A fachada ostenta um corpo central enquadrado por duas torres, sendo o acesso exterior ao portal feito por escada simétrica cujos vãos da rampa são preenchidos por elementos decorativos; as formas destas esculturas românicas parecem ter inspiração no imaginário céltico da Europa. A rosácea gótica foi aberta no século XIV e o primitivo portal, assim como o remate das torres foram remodelados em 1722 e decorados com as composições barrocas que hoje apresentam. Na ilharga norte, abre-se uma monumental galilé, também barroca, mandada construir em 1776 com base nos planos do arquiteto Nasoni.

No interior das três naves com abóbada de berço quebrado, abre-se o coro alto. A capela-mor foi renovada no século XVII por iniciativa do bispo D. Frei Gonçalo de Morais e apresenta hoje uma ambiência barroca marcada pelo retábulo de talha (1727 e 1729) e pelos efeitos da pintura (1725). Aqui se encontram as relíquias de S. Pantaleão, padroeiro da cidade do Porto entre 1453 e 1981. Em todo este espaço interior, as formas construtivas medievais convivem com decorações e cenografias barrocas.

Do núcleo medieval preserva-se ainda o claustro velho que data da primitiva fundação e o claustro gótico construído nos séculos XIV e XV mas revestido de azulejaria barroca durante o século XVIII. A arcaria da galeria térrea foi mutilada e depois restaurada. As paredes desta quádrupla galeria estão cobertas por admiráveis painéis de azulejos de António Vital Rijarto, datados de 1727-1733. No período setecentista também foi construída a monumental escadaria de acesso à Sala do Capítulo onde se guardam as telas barrocas setecentistas do pintor italiano João Baptista Pachini.

A sacristia é um exemplar notável do período barroco com marcas de intervenção de Nicolau Nasoni nas pinturas murais e da abóbada.

Merecem ainda uma visita a Capela de S. João Evangelista, construída em estilo gótico e onde se localiza um dos mais notáveis exemplares de tumulária do século XIV que contem o túmulo de João Gordo, almoxarife do rei, e a Capela de S. Vicente, construída no final do século XVI para Panteão Episcopal por iniciativa do bispo D. Frei Marcos de Lisboa.

 

Modo de funcionamento

 

Igreja: 09h00 - 19h00 | Dia de encerramento: Natal e Páscoa (tarde)

Museu e Claustros: 09h00 - 18h30 | Dia de encerramento: Natal e Páscoa (tarde); Domingo e feriados religiosos (manhã)

Missa: 11:00h (diária)

Confissões: 10h00 - 11h00 (e sempre que o Capelão esteja disponível)

Morada
Terreiro da Sé
4050-573 Porto
Telefone
(+351) 222 059 028
Fax
(+351) 222 038 268
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
06/12/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,857,945